MENU

BUSCA

Igor Normando propõe fiscalização rígida e parceira com RMB para solucionar descarte de lixo

Candidato do Movimento Democrático Brasileiro (MDB) à Prefeitura de Belém é o primeiro da série de entrevistas da TV Liberal

Maycon Marte

Em entrevista a TV Liberal, nesta terça-feira (17/9), o candidato à prefeitura de Belém, Igor Normando, do Movimento Democrático Brasileiro (MDB), defende uma fiscalização mais rígida no serviço de descarte de lixo em Belém. Ele destaca como primeira medida, caso seja eleito, estreitar o diálogo com a prestadora do serviço na capital, para entender os gargalos do processo. Outra aproximação no seu plano de gestão é com os prefeitos das regiões metropolitanas, como Ananindeua e Marituba, onde existem aterros sanitários com prazos de funcionamento próximos de encerrar, para que se busquem soluções em conjunto.

“No primeiro momento vamos chamar a empresa que ganhou o processo licitatório e exigir que possa exercer o seu papel na sua plenitude, porque é fundamental que a prefeitura possa fazer a fiscalização, que vamos fazer através das subprefeituras que vamos criar", explicou Normando.

De acordo com ele, são mais de R$ 30 milhões pagos à empresa que presta os serviços relacionados ao lixo produzido na capital paraense, por isso, acredita nesse diálogo e na fiscalização com a operadora como medida de regulação. Para operar essa iniciativa, o mdbista planeja que cada distrito tenha uma subprefeitura, “com autonomia de gestão e capacidade para cobrar funcionamento da manutenção urbana”.

Uma das questões que atravessam o problema de descarte dos resíduos de Belém é a utilização dos aterros sanitários, atualmente localizados na região metropolitana da cidade. Sobre isso, Normando planeja se reunir com urgência, junto aos demais representantes das regiões afetadas, para buscar uma solução igualmente em conjunto.

VEJA MAIS

Igor Normando pretende criar secretaria de segurança para ampliar rede de proteção
Candidato do MDB à Prefeitura de Belém também defende financiamento para transporte público e rebate acusações envolvendo ônibus elétricos; entenda

Igor Normando (MDB) quer fiscalizar tração animal e expandir hospital veterinário em Belém
O candidato ainda defende ampliar o número de castrações na capital e disse que será criada uma plataforma de denúncias contra maus-tratos

Outras propostas

Para combater a crise dos alagamentos que atinge famílias, em especial, nas áreas mais periféricas da cidade, Normando pretende avançar com uma agenda de serviços de macrodrenagem que já começou, mas deve ser ampliada. Ele menciona, que, no caso do canal do Mata Fome, a prefeitura de Belém já possui recursos, faltando apenas realizar a licitação dos serviços. Dessa forma, o papel da sua gestão seria efetivar os projetos que já podem ser tocados, mas avançar também em mais obras de macrodrenagem na cidade, para alcançar outras regiões impactadas pelos alagamentos.

“O governo do estado já vem fazendo obras importantes de macrodrenagem, inclusive, talvez o maior pacote de macrodrenagem da história da nossa cidade, isso passa pela conclusão do Tucunduba, do canal da Gentil, Murutucum… canais importantes e que infelizmente acabam alagando”, defende.

Mobilidade

O setor de transporte público e mobilidade também aparece na agenda do candidato, que volta a defender a realização de novas licitações para eleger empresas que operem novos ônibus na capital paraense. Ele ainda enfatiza que após a aquisição de novos veículos, com ar-condicionado, acessibilidade e sistema de wi-fi, a frota será administrada pelas ganhadoras dessa licitação. A partir dessa medida, segundo ele, vai ser possível cobrar a aplicação de um serviço com mais qualidade e eficiência.

Eleições