Em pandemia, 86% dos eleitores confirmaram presença nas eleições, diz Ibope
Nas eleições de Belém de 2016, quase 200 mil pessoas não compareceram às urnas no primeiro turno
Uma das maiores preocupações da Justiça Eleitoral nessas eleições, além da segurança de eleitores, mesários e demais pessoas que trabalham na linha de frente durante a votação, é a possibilidade de um alto índice de abstenção, por causa da pandemia do novo coronavírus. Por essa razão, o Ibope Inteligência também quis saber se o entrevistado pretendia ou não votar, ou ainda estava em dúvida, levando em conta a pandemia e as medidas restritivas de prevenção. Dos eleitores consultados, 86% afirmaram que “com certeza” iriam comparecer às urnas, índice que pode ser considerado alto, se comparado com o volume de faltosos de anos anteriores.
- LEIA MAIS
- IBOPE: Edmilson cai nas intenções de voto; pesquisa aponta segundo turno para Prefeito de Belém
- Edmilson e Priante lideram em rejeição dos eleitores, aponta Ibope
Nas últimas eleições municipais, em 2016, por exemplo, quase 200 mil pessoas em Belém não compareceram às urnas no primeiro turno, o que representou 19% do total de eleitores. O percentual de pessoas que afirmam que vão votar nesta pesquisa do Ibope chega a 90% entre os entrevistados cuja renda familiar é de até 1 salário mínimo e cai para 80% entre os jovens de 25 a 24 anos.
Ainda conforme a pesquisa Ibope, 10% dos entrevistados ainda estão em dúvida se vão ou não votar. O percentual é maior, chegando a 18%, entre os que consideram a administração do prefeito de Belém ótima/boa e a 16% entre os que têm de 25 a 34 anos.
Já os entrevistados que afirmaram que não irão comparecer para votar somam apenas 4%. O índice maior (7%) também foi registrado entre os que consideram a administração do prefeito de Belém ótima ou boa.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA