Eleições 2024: veja quem são os pré-candidatos a prefeito em Barcarena

Os partidos políticos tem como obrigação realizar suas convenções no intervalo de tempo compreendido entre 20 de julho e 5 de agosto. Uma vez que as candidaturas estejam definidas, as legendas têm até o dia 15 de agosto para formalizar o registro dos candidatos junto à Justiça Eleitoral

Fabyo Cruz
fonte

Faltando apenas uma semana para o início do prazo estabelecido pela Justiça Eleitoral para as convenções partidárias, as conversas sobre alianças e anúncios de pré-candidatos em Barcarena, na Região Metropolitana de Belém (RMB), continuam em andamento. Até o momento, duas pessoas se colocaram como potenciais concorrentes ao cargo de prefeito: Renato Ogawa  (Partido Progressistas) e Luiz Leão (Partido dos Trabalhadores). De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 101.280 cidadãos estão aptos a votar nestas eleições no município. 

Seguindo a programação estabelecida pelo órgão responsável pelas eleições, os partidos políticos terão como obrigação realizar suas convenções no intervalo de tempo compreendido entre 20 de julho e 5 de agosto. É durante esse período que serão definidas oficialmente as alianças e selecionados os postulantes aos cargos de prefeito e vereador. Uma vez que as candidaturas estejam definidas, as legendas têm até o dia 15 de agosto para formalizar o registro dos candidatos junto à Justiça Eleitoral.

VEJA MAIS

image Conheça os pré-candidatos a prefeituras do interior do Pará
Partidos oficializaram nomes de pré-candidatos à disputa do Executivo municipal

image Confira quem são os 5 pré-candidatos à Prefeitura em Parauapebas
Pela primeira vez, município pode ter 2º turno, caso nenhum dos candidatos obtenha mais da metade dos votos válidos no primeiro turno

image Confira quem são os 5 pré-candidatos à Prefeitura de Ananindeua
Município com segundo maior eleitorado do Pará, Ananindeua tem mais de 350 mil eleitores

Barcarena tem uma população estimada em 126.650 habitantes, segundo o Censo 2022 do  Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O esgotamento sanitário adequado alcançava 27,8% da cidade em 2010, data do último levantamento; urbanização de vias públicas, 16,2%; e arborização de vias públicas, 7,8%. O salário médio mensal dos trabalhadores formais em 2022, de acordo com o IBGE, era de 2,7 salário mínimo.


Confira abaixo quem são os postulantes ao cargo de prefeito em Barcarena:

 

  • Renato Ogawa (Partido Progressistas)

José Renato Ogawa Rodrigues, mais conhecido como Renato Ogawa, 53 anos, é um economista, filiado ao Partido Progressistas (PP), do qual é presidente estadual. Foi deputado estadual do Pará, vereador, presidente da Câmara Municipal e vice-prefeito de Barcarena. Atualmente é prefeito do município.

image Renato Ogawa (PP) (Foto: divulgação)

 

  • Luiz Leão (Partido dos Trabalhadores)

Luiz da Costa Leão, 59 anos, formado em Gestão Pública, é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e exerce seu sexto mandato na Câmara dos Vereadores de Barcarena. Ele conta com apoio da Federação Brasil da Esperança – Barcarena, que além do PT, é composta pelo Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e pelo Partido Verde (PV).

image Luiz Leão (PT) (Foto: Divulgação)
Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

POLÍTICA

Bolsonaro: O candidato para 2026 é Jair Bolsonaro

Ex-presidente afirmou que Michelle deve ser candidata a senadora pelo DF

2

PREFEITURA DE BELÉM

Igor Normando anuncia 10 nomes na equipe de transição e trabalhos devem começar até 5 novembro

Entre os integrantes estão nomes como o do ex-reitor da UFPA, Carlos Maneschy, e de André Bassalo, controlador-geral do Estado

3

TRANSIÇÃO DE GOVERNO

‘Harmônica, republicana, democrática’: Edmilson e Igor Normando fazem 1ª reunião oficial juntos

Prefeito de Belém desejou sorte à nova gestão e prometeu transparência e harmonia na transição de governo; deputado estadual agradeceu Edmilson por fazer transição ‘democrática e respeitosa’.

4

comitiva internacional

Ministra da Justiça e Segurança Pública da Noruega visita Porto de Vila do Conde, em Barcarena

Polícia Federal fez a segurança da comitiva estrangeira que está no Pará