MENU

BUSCA

Eleições 2024: veja quando será a posse de prefeitos e vereadores eleitos

A data da diplomação e posse é definida conforme o calendário eleitoral de cada município, segundo informações do Tribunal Eleitoral do Pará (TRE-PA)

Lívia Ximenes

Cidadãos brasileiros foram às urnas, no último domingo (6), durante as eleições 2024 para determinar os vereadores e prefeitos dos próximos quatro anos. Os eleitos assumem o poderes executivo e legislativo ao nível municipal. Em 52 municípios brasileiros, sendo 15 capitais, a eleição para prefeito ocorre no 2º turno, com realização no dia 27 de outubro. Confira abaixo quando ocorre a diplomação e posse de prefeitos e vereadores eleitos.

VEJA MAIS

Eleições 2024: Quaest captou as principais tendências do 1º turno em Belém
Instituto apontou que Igor Normando (MDB) e o Delegado Éder Mauro (PL) iriam para a disputa do 2º turno na capital

Eleições 2024: presença de negros e indígenas cresce nas câmaras municipais, segundo TSE
Foram eleitos 26.789 vereadores negros (pretos e pardos) e 241 parlamentares indígenas, conforme dados do Tribunal Superior Eleitoral

Eleições 2024: Pará elege 28 prefeitas no 1º turno, uma a mais que em 2020; MDB domina vitórias
Partido do governador Helder Barbalho, o MDB dominou a vitória em 22 cidades; Número de prefeitas eleitas no estado representa 19,44% do total de disputas nos 144 municípios do Pará.

Qual a data da diplomação de prefeitos e vereadores eleitos em 2024?

Segundo o Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA), a diplomação de prefeitos e vereadores eleitos em 2024 deve ocorrer até o ia 19 de dezembro do presente ano. A data da cerimônia varia conforme o calendário eleitoral de cada município e não é definida pelo TRE do estado.

Qual a data da posse de prefeitos e vereadores eleitos em 2024?

A posse de prefeitos e vereadores eleitos em 2024 ocorre no dia 01 de janeiro de 2025, quarta-feira.

O que é a diplomação de prefeitos e vereadores eleitos em 2024?

A diplomação de prefeitos e vereadores eleitos é determinante para a comprovação de que os candidatos foram escolhidos pelo povo conforme a legislação eleitoral. Antes da cerimônia, é necessário que os eleitos apresentem documentos que garantam a aptidão para assumir os cargos. A entrega do diploma, que habilita o candidato a tomar posse do cargo designado, ocorre na sede do cartório eleitoral ou em outro espaço determinado pela Justiça Eleitoral, variando conforme o local.

(*Lívia Ximenes, estagiária sob supervisão da coordenadora de Oliberal.com, Heloá Canali)

Eleições