MENU

BUSCA

Eleições 2024: Presidente do TRE-PA elogia desempenho da eleição

Em coletiva na tarde deste domingo (6/10) TRE explica ações de precaução e faz balanço da eleição

O Liberal

Em coletiva na sede do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PA), o presidente regional, Leonam Gondim Júnior, elogiou os esforços das diferentes entidades envolvidas na realização da votação deste domingo (6/10). Ele destaca que a segurança esteve entre as principais preocupações do TRE nesta eleição e afirma que se alcançou o resultado esperado, de assegurar uma votação tranquila aos eleitores, fazendo valer o direito democrático. Na sua avaliação geral, observa um "saldo muito positivo". “Conseguimos intimidar no sentido de que não tivesse crime eleitoral como compra de votos, para que o povo exercesse a sua cidadania sem nenhuma preocupação”, afirma.

Leonam ressalta que eleições municipais costumam ser muito acirradas, com uma divisão entre adversários e seus apoiadores muito acentuada, por isso, divulgar os resultados nos interiores, onde esse comportamento se intensifica, está entre as ações de prevenção. Ele observa que nestas localidades, a soma de ânimos aflorados com a expectativa do resultado, caso ele demore, pode resultar em brigas. “A nossa preocupação é divulgar o resultado, principalmente, no interior o mais rápido possível”.

VEJA MAIS

Eleições 2024: TRE registra 52 ocorrências em urnas eletrônicas no Pará
Entre os 21 municípios paraenses que registraram algum problema nas urnas, Belém lidera a lista com 11 aparelhos com algum contratempo no funcionamento

Eleições 2024: votação começa sem grandes problemas no Pará, avalia presidente do TRE
Também na manhã deste domingo (6), foi realizado o teste de integridade das urnas eletrônicas, no Mangueirinho, em Belém

Eleições 2024: TRE transporta 11 urnas para votação na Ilha de Cotijuba
Duas instituições de ensino funcionam como pontos de votação na Ilha de Cotijuba, a escola estadual Professora Marta da Conceição e a Escola Bosque da Faveira.

O presidente também explicou que houveram falhas relacionadas ao fornecimento de energia elétrica em algumas localidades, mas que isso não prejudicou a continuidade da votação, já que as urnas possuem uma autonomia de até dez horas. Ele também afirmou que a Equatorial Energia, fornecedora de energia no estado, agiu rapidamente para corrigir as falhas, minimizando os impactos.

Eleições