MENU

BUSCA

Eleições 2024: Belém amanhece com ruas cheias de 'santinhos' nas proximidades dos locais de votação

Um dos pontos registrados é em frente à Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, no bairro do Guamá, onde há diversos papéis eleitorais jogados no chão

O Liberal

Nas primeiras horas deste domingo (6), quando é realizado o primeiro turno das Eleições Municipais, diversas ruas de Belém amanheceram tomadas pela sujeira de santinhos de candidatos, prática considerada crime eleitoral. Um dos pontos registrados é em frente à Escola Estadual Jarbas Passarinho, localizada na avenida Romulo Maiorana, no bairro do Marco. A entrada do local estava tomada por bastante material de diversos candidatos. 


No bairro do Guamá, nas proximidades da Escola Estadual Barão de Igarapé-Miri, diversos papéis eleitorais jogados no chão também foram encontrados. Além deste local, outras vias do bairro, como a travessa Liberato de Castro, rua Silva Castro, e rua Augusto Corrêa, apresentaram bastante santinho jogado no meio da pista. Em algumas ruas a sujeira toma conta de toda a extensão, de uma ponta a outra, conforme registros enviados à Redação Integrada de O Liberal.

Já no centro de Belém, no bairro da Cidade Velha, ainda pela madrugada, a avenida Gentil Bittencourt, também já tinha muito lixo de propaganda política. No trecho, os santinhos ficaram espalhados nas proximidades da calçada. 

VEJA MAIS

Guia completo para votação tem horários, documentos, ordem na urna, apuração e mais; veja
As eleições de 2024 acontecem neste domingo (06/10). Confira tudo o que você precisa saber para votar com tranquilidade

Eleições 2024: pode votar de bermuda e chinelo? Veja as proibições
Tribunal Eleitoral Superior (TSE) lista uma série de permissões e proibições para o dia da eleição

Domingo das eleições tem previsão de pouca chuva em Belém e demais regiões do estado
Possibilidade de chuva rápida em áreas isoladas no início da noite, em Belém, conforme dados do Núcleo de Monitoramento Hidrometeorológico da Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas)

Proibição

A divulgação de qualquer espécie de propaganda é proibida no domingo de Eleições, sendo considerados crimes o uso de alto-falantes ou amplificadores de som, a promoção de comício ou carreata, arregimentação de eleitores e publicação ou impulsionamento de novos conteúdos de partidos ou candidatos na internet.

O derramamento de material impresso de publicidade das candidaturas — os conhecidos “santinhos” — em vias públicas próximas aos locais de votação também configura propaganda irregular. Os infratores podem ser detidos e multados, conforme previsto no art. 87 da Resolução nº 23.610/2019 do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e no art. 39 da Lei nº 9.504/1997 (Lei das Eleições). Mesmo o derrame na véspera também poderá ser apurado como crime eleitoral.

Eleições