MENU

BUSCA

Eleições 2022: sorteio de urnas para teste de integridade começa por Belém neste sábado (29)

Belém, Castanhal, Ananindeua, São Miguel do Guamá e Marituba são os municípios das primeiras zonas e seções sorteadas. Ainda serão sorteadas dez urnas que passarão por análise no polo de Marabá

O Liberal

O Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE) iniciou, na manhã deste sábado, 29, o sorteio das urnas que passarão pelo procedimento de Auditoria da Votação Eletrônica, o teste de integridade, na votação do 2º turno das Eleições 2022. Os municípios das cinco primeiras urnas sorteadas, no sorteio da área referente à Grande Belém, foram, por ordem de sorteio, Belém, Castanhal, Ananindeua, São Miguel do Guamá e Marituba. Ainda será feito o sorteio das urnas que serão analizadas no polo de Marabá.

Ao todo, serão sorteadas 35 urnas das quais 17 passarão pela auditoria no pólo Belém instalado na Arena Guilherme Paraense e outras 10 no pólo Marabá, no Centro de Convenções Carajás. Das 17 que estarão em Belém, duas urnas passarão pela auditoria com identificação biométrica do eleitorado no Planetário do Pará.

O “Projeto Piloto com Biometria” é um procedimento regulamentado pela Resolução TSE nº 23.710/2022 e determina que seja utilizada a biometria de eleitores voluntários no momento de liberar a urna eletrônica para a realização do teste de integridade.

Outras oito urnas eletrônicas de seções localizadas na Região Metropolitana de Belém serão sorteadas para realização do chamado teste de autenticidade, que é realizado na própria seção eleitoral antes de iniciar a votação.

VEJA MAIS

Lula e Bolsonaro trocam ataques em debate
Debate realizado pela Rede Globo foi o último antes do segundo turno das eleições, que ocorrem neste domingo (30

Eleições 2022: transporte gratuito no dia da eleição tem alta procura em Belém; veja como conseguir
Muita gente deverá comparecer ao Terminal Rodoviário neste sábado (29)

Eleições 2022: Veja como votar neste segundo turno
Período para comparecer nos colégios eleitorais será de 8h às 17h em todo país

Participam do sorteio os representantes de partidos políticos, federações partidárias e candidatos além das instituições fiscalizadoras do processo eleitoral como Ministério Público, OAB, Observadores Eleitorais, auditores externos, bem como a sociedade em geral.

As entidades fiscalizadoras foram convidadas a sugerir seções eleitorais para que sejam auditadas. Após a escolha, foi iniciado o sorteio das demais urnas por meio do Sistema de Apoio da Votação Paralela (SAVP). Todo o processo é transmitido via YouTube inclusive com a participação de auditores externos.

Após a escolha, os equipamentos serão apanhados nos respectivos cartórios eleitorais, seja na capital ou no interior do estado, e transportados até o local designado para a auditoria.

Eleições