MENU

BUSCA

Debate em SP reúne candidatos neste domingo e prevê expulsão em caso de violação de regras

Confirmaram presença Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB)

O Liberal

Neste domingo (1º), a partir das 18h, a TV Gazeta, em parceria com o canal MyNews, promove mais um debate entre os candidatos à Prefeitura de São Paulo. Confirmaram presença Guilherme Boulos (PSOL), José Luiz Datena (PSDB), Pablo Marçal (PRTB), Ricardo Nunes (MDB) e Tabata Amaral (PSB). Este será o terceiro debate entre os cinco candidatos, após outros anteriores marcados por tensão entre os participantes.

No dia 19 de agosto, foi realizado um encontro em que apenas Tabata Amaral, Marina Helena e Pablo Marçal compareceram. Para o debate deste domingo, os organizadores estabeleceram regras mais rígidas. A movimentação dos candidatos pelo estúdio será limitada, e eles deverão permanecer em seus respectivos púlpitos durante todo o programa.

Uso de acessório está proibido

Além disso, os candidatos estão proibidos de exibir acessórios, documentos ou quaisquer objetos para as câmeras ou para seus concorrentes. A medida foi tomada após Marçal usar um boné com a letra "M" e mostrar uma carteira de trabalho para Boulos em uma tentativa de provocação em um debate anterior. O uso de aparelhos eletrônicos também será vetado.

A plateia também será mais restrita em comparação aos debates anteriores. Houve redução do número de assessores permitidos no palco. Quem infringir qualquer uma das normas receberá uma advertência da jornalista Denise Campos de Toledo, que será a mediadora. Em caso de nova infração, o candidato poderá ser convidado a se retirar, e, se necessário, a segurança será acionada. As regras mais rígidas foram adotadas após recentes problemas ocorridos em debates anteriores. 

Primeiro debate após o início do horário eleitoral na TV

O debate deste domingo será o primeiro após o início do horário eleitoral na televisão, que começou na sexta-feira (30) e se estende até o dia 3 de outubro. Na estreia dos programas eleitorais, Guilherme Boulos destacou sua ligação com o presidente Lula (PT), principal apoiador de sua candidatura.

Por outro lado, Ricardo Nunes optou por uma fala de Tomas Covas, filho do ex-prefeito Bruno Covas, falecido em 2021, e limitou a aparição de Jair Bolsonaro (PL), que apoia sua candidatura, a apenas quatro segundos.

Eleições