CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Coligação que apoia Thiago Araújo pede impugnação do Solidariedade na campanha de Eguchi

Frente “Belém quer Mudança de Verdade” questiona a presença do Solidariedade na campanha de Eguchi, após registro regular na coligação de apoio a Thiago

O Liberal
fonte

Na tarde desta sexta-feira (16/8), a coligação “Belém quer Mudança de Verdade”, formada pelo Republicanos, Agir, Solidariedade, Democracia Cristã, Avante e PMB, em apoio à candidatura a prefeito de Belém, do deputado estadual Thiago Araújo, entrou com um DRAP (Demonstrativo de Regularidade de Atos Partidários) pedindo a retirada da participação do partido Solidariedade na coligação “União Bora Belém”, do candidato Everaldo Eguchi, que registrou de forma irregular o Solidariedade na aliança partidária.

A coligação que apoia Thiago Araújo argumenta que, no dia 26 de julho passado, a comissão provisória do Solidariedade Belém realizou convenção em que decidiu que o partido não lançaria candidatura majoritária e iria fazer parte da coligação “Belém quer Mudança de Verdade”. O edital de convocação para a convenção foi publicado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Pará, um mês antes, em 22 de junho.

Segundo a coligação encabeçada pelo Republicanos, partido de Thiago Araújo, no dia 5 deste mês de agosto, último dia para a realização de convenções políticas pelo calendário eleitoral, a comissão provisória do Solidariedade foi surpreendida com a ata de uma suposta convenção em que o partido havia deliberado pela aliança com o PRTB, partido de Eguchi. Essa convenção é contestada pela coligação “Belém quer Mudança de Verdade”.

VEJA MAIS

image Republicanos lança Thiago Araújo como pré-candidato à Prefeitura de Belém
Apoiadores lotam lançamento na sede da Escola de Samba Rancho Não Posso me Amofiná, no bairro do Jurunas

image PRTB lança Eguchi como pré-candidato a prefeito de Belém
Com Eguchi, Belém contabiliza oito postulantes ao cargo de prefeito na eleições de 2024.

Ainda segundo o Republicanos, a convenção, em questão, teria sido presidida por uma mulher de nome Allana, que se dizia presidente da comissão provisória do Solidariedade Belém. Mas o nome de Allana não consta na composição do partido no Sistema de Gerenciamento de Informações Partidárias (SGIP) do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

O próprio Solidariedade entrou com um pedido de liminar solicitando a suspensão desta segunda ata. O que foi acatado no último dia 12 de agosto pela juíza eleitoral da 76ª Zona Eleitoral que determinou: “a imediata suspensão da ata fake ocorrida no dia 5 e lançada no Sistema Candex (Sistema de Candidaturas do TRE Pará) no dia 06/08. A juíza também proibiu que os requeridos realizassem qualquer ato referente ao partido”.

Ainda assim, na última quinta-feira, 15/08, o PRTB registrou o DRAP da coligação em que consta o Solidariedade. O pedido de impugnação protocolado pela Coligação “Belém quer Mudança de Verdade”, nesta sexta-feira, pede justamente a exclusão do Solidariedade da coligação “União Bora Belém” e a manutenção da legenda na Coligação de apoio a Thiago Araújo. A partir de agora, cabe aos juízes eleitorais o julgamento do DRAP ajuizado pela Coligação que apoia Thiago Araújo.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Eleições
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS EM ELEIÇÕES

MAIS LIDAS EM ELEIÇÕES

1

após agressão

Datena divulga mensagens de Marçal pedindo desculpas antes de debate que levou a 'cadeirada'

Segundo o apresentador, a assessoria do ex-coach chegou a entrar em contato para propor um café entre os dois

2

ENTREVISTA

Após rumores de caso extraconjugal com personal trainer, senador abre o jogo sobre sexualidade

O político negou a traição. Questionado sobre possibilidade de relacionamento com homens, respondeu: “Por que não?”

3

FARPAS

Bolsonaro compartilha vídeo contra Pablo Marçal, que questiona nas redes: 'O que houve?'

O ex-presidente compartilhou um vídeo no Telegram no qual o ex-coach é descrito como um "traidor", "arregão" e "aproveitador"

4

Política

Ex-deputado federal Wladimir Costa é condenado a 12 anos de prisão; veja os 5 crimes

Decisão é do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE Pará) que aplicou multa de mais de R$ 175 mil e negou o pedido de recorrer em liberdade