Turismo impulsiona mercado de trabalho no Brasil, apontam 84% dos brasileiros
Pesquisa revela que, desde 2023, o setor gerou mais de 405 mil empregos formais, consolidando-se como pilar econômico e social no país.
O turismo no Brasil tem se destacado não apenas como fonte de lazer e enriquecimento cultural, mas também como um motor econômico vital. De acordo com a pesquisa "Tendências de Turismo Verão 2025 - comportamento da população brasileira", realizada pela Nexus - Pesquisa e Inteligência de Dados em parceria com o Ministério do Turismo (MTur), 84% dos brasileiros consideram o setor essencial para a geração de empregos. Desde 2023, atividades ligadas ao turismo foram responsáveis pela criação de 405 mil postos de trabalho com carteira assinada no país.
A geração de vagas é o benefício econômico mais citado pelos entrevistados, ficando atrás apenas da atração de investimentos. 51% dos participantes acreditam que ainda há espaço para crescimento e afirmam que o Brasil tem grande potencial para explorar o turismo como atividade econômica.
Ao serem questionados sobre o quanto o país aproveita esse potencial, os entrevistados se dividem: 43% acreditam que ele é aproveitado, sendo 19% muito aproveitado e outros 43% responderam que é pouco aproveitado.
Esses dados reforçam a relevância do turismo como um pilar econômico e social no Brasil, evidenciando seu papel na promoção do desenvolvimento sustentável e na melhoria da qualidade de vida da população.