MENU

BUSCA

Taxa do consignado de 1,68% entra em vigor nesta segunda-feira (6)

Redução foi aprovada em 24 de abril passado em reunião do Conselho Nacional de Previdência Social

O Liberal

Nesta segunda-feira (6), entra em vigor o novo teto de juros dos consignados para beneficiários do INSS, de 1,68%. A Resolução CNPS/MPS Nº 1.363 aponta a nova taxa valendo para operações com desconto em folha. Para operações realizadas por meio de cartão de crédito e cartão consignado de benefício a taxa ficou em 2,49%.

Esta é a sétima queda das taxas desde o início da atual gestão, em 2023, e foi aprovada na última reunião do Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), realizada em 24 de abril. O Conselho tem adotado como parâmetro a queda da taxa Selic.

VEJA MAIS

Conselho do FGTS aprova uso consignado do fundo para compra de casa própria
Nova modalidade está prevista para ser lançada em abril. As regras se aplicam apenas a famílias com renda mensal bruta de até R$ 2.640 mil, público da faixa 1 do programa Minha Casa Minha Vida.

Teto de juros para empréstimos consignados de aposentados e pensionistas cai para 1,72%
Novo teto representa uma redução de 0,04 ponto percentual em relação ao limite anterior, que era de 1,76% ao mês

Ministro anuncia FGTS Digital com empréstimo consignado sem autorização do empregador
Modalidade administrará a relação entre bancos, trabalhadores e empregadores; empresa saberá quanto descontar

Os novos percentuais já estão disponíveis para consulta no Meu INSS. Para conferir as taxas e escolher a que melhor cabe no orçamento basta acesse o aplicativo sem precisar de login e senha.

Na parte de baixo da tela aparecerá um ícone escrito "Taxas de empréstimo consignado", selecione. Em seguida abrirá uma aba com a relação dos bancos e os respectivos juros de empréstimo. Ao lado estão relacionadas as taxas para as modalidades de cartão de crédito consignado (RMC) e para utilização do cartão consignado de benefício (RCC), mas elas só aparecem quando a instituição oferece esse tipo de crédito.

Atualmente, há 63.746.598 contratos de consignado ativos (considerando todas as modalidades). Com informações do Ministério da Previdência Social.

Economia