Sudam cria Comitê Regional de instituições financeiras federais da Amazônia Legal
Órgão vai atuar para fortalecer a capacidade de investimentos na região
O Conselho Deliberativo (Condel) da Sudam aprovou, nesta quinta-feira (10), a criação do Comitê Regional das Instituições Financeiras Federais da Amazônia Legal (CORIFF), pensado para facilitar o acesso ao financiamento de projetos sustentáveis na região.
De acordo com o Condel, o principal objetivo do Comitê Regional a partir de agora é fortalecer a capacidade de investimentos na região, com políticas públicas integradas entre as diversas instituições financeiras, com a troca de informações, aumento da transparência e controle nas operações fiscais na Amazônia Legal.
VEJA MAIS
O Condel/Sudam, atendendo demanda feita pelos próprios conselheiros ainda em 2024, aprovou também a realização de consulta pública para a elaboração das diretrizes do Fundo Constitucional de Financiamento do Norte (FNO) e do Fundo de Desenvolvimento da Amazônia (FDA) para o ano de 2026.
Ainda na sessão desta quinta-feira, os conselheiros do Condel aprovaram o relatório técnico da agenda do Plano Regional de Desenvolvimento da Amazônia (PRDA 2024/2027), com a prestação de contas de 2024; assim como, a proposta de programação para o PRDA, no exercício de 2025 e a realização de uma Caravana Interfederativa.
A Caravana prevê uma ação itinerante da Sudam pelos estados da sua área de atuação. A reunião do Condel foi presidida pelo secretário-executivo do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional, Valder Ribeiro, e secretariada pelo superintendente da Sudam, Paulo Rocha. O encontro contou com a participação de representantes de ministérios, governos estaduais, prefeituras, empresários e trabalhadores.