MENU

BUSCA

Sicredi neutraliza emissões de carbono referentes aos anos de 2023 e 2024

Compensação foi realizada por meio do apoio a projetos em todas as regiões do país, com foco em energias renováveis e redução de gases de efeito estufa

Iury Costa*

O Sicredi realizou a neutralização das emissões de carbono geradas pelas suas operações nos anos de 2023 e 2024. A iniciativa compensou 31.784 toneladas de CO₂ por meio do apoio a seis projetos de crédito de carbono localizados nas cinco regiões do Brasil.

Cinco desses projetos substituem combustíveis fósseis por biomassa renovável na produção de cerâmicas e tijolos. O sexto projeto atua na redução de metano emitido por dejetos suínos. Todas as ações seguem padrões internacionais de auditoria e certificação.

As iniciativas fazem parte da estratégia do Sicredi voltada ao desenvolvimento sustentável e à mitigação de impactos ambientais. De acordo com a instituição, os projetos também beneficiam comunidades locais.

Em 2024, o Sicredi ampliou os esforços para mensurar e reduzir as emissões relacionadas às suas atividades financeiras. No primeiro trimestre, a instituição aderiu à Partnership for Carbon Accounting Financials (PCAF), rede global que promove a padronização na avaliação e divulgação de emissões associadas a empréstimos e investimentos.

Com isso, já foi concluído o cálculo das emissões do portfólio de produtos referentes a 2023, e a mensuração relativa a 2024 será iniciada nos próximos meses. A instituição também investe em ações de ecoeficiência, como o uso de energia elétrica de fontes renováveis, que representou mais de 35% do consumo total em 2024.

“A sustentabilidade faz parte da nossa essência. Acreditamos que apoiar projetos com impacto positivo socioambiental e climático é fundamental para gerar benefícios e fortalecer as comunidades ao mesmo tempo que promovemos o desenvolvimento sustentável. Essas iniciativas estão alinhadas à nossa estratégia de integração regional e aos ODS da ONU, contribuindo para um futuro mais equilibrado e inclusivo”, afirma Alexandre Barbosa, diretor executivo de Sustentabilidade, Administração e Finanças do Sicredi.

VEJA MAIS

Petrobras vai comprar R$ 450 milhões em créditos de carbono na Amazônia
Valor pode chegar a R$ 1,5 bilhão; BNDES financiará projetos

[[(standard.Article) Programa de carbono com BNDES é 'verdadeira revolução', diz presidente da Petrobras]]

Sobre o Sicredi

O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa com mais de 9 milhões de associados e 2.800 agências distribuídas em todos os estados e no Distrito Federal. Oferece soluções financeiras e não financeiras, com foco no desenvolvimento regional e na participação ativa dos associados na gestão.

 

*(Iury Costa, estagiário de jornalismo sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia) 

 

 

Economia