MENU

BUSCA

Senai abre as portas em 11 municípios para aproximar a comunidade de cursos de qualificação

O evento Mundo Senai está sendo realizado nesta quinta, em parceria com a TV Liberal

Abílio Dantas / O Liberal

Com o objetivo de ampliar a visibilidade de seus cursos de capacitação, o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) realiza de 
8h às 18h, nesta quinta-feira (11), o evento Mundo Senai. Em 11 municípios paranaenses, cursos foram ministrados em modelo híbrido, uns presencialmente e outros em modo remoto, para levar à população uma amostra dos cerca de 200 cursos oferecidos pela instituição. É a décima sexta vez que o Mundo Senai ocorre todo o país e, mais uma vez, a TV Liberal é uma das parcerias da iniciativa em território paraense.

O diretor regional do Senai no Pará, Dário Lemos, destaca que o papel do órgão não é induzir as pessoas a escolherem alguma área em especial, mas informar quais são opções disponíveis para quem quer estar mais preparado para o mercado de trabalho. "Não adianta a pessoa escolher um curso só porque faz parte de uma área considerada tendência. É fundamental que o indivíduo se identique com o que vai estudar. Temos empregos no Brasil, o que falta são as qualificações certas para que as vagas possam ser ocupadas", afirma.

A estudante Gledsyanne Rodrigues, de 18 anos, graduanda em Engenharia Mecânica na Universidade Federal do Pará (UFPA), escolheu o turno da manhã para visitar o evento na unidade do Senai localizada na travessa Barão do Triunfo. "O conhecimento prático é fundamental para que a gente possa conseguir um emprego depois de formados. Tive um colega que chegou ao oitavo semestre da graduação mas não conseguiu emprego porque não tinha experiência prática", relata.

O evento está sendo realizado nos Altamira, Barcarena, Belém (unidades CEDAM e Getúlio Vargas), Bragança, Canaã dos Carajás (programação interna), Castanhal, Juruti (programação interna), Marabá, Paragominas, Parauapebas e Santarém. A programação gratuita envolve palestras, minicursos, orientação profissional, visita aos laboratórios, entre outras atrações. Quem não puder comparecer presencialmente, poderá acompanhar parte da programação, como palestras e oficinas, pelo Facebook (SENAI Pará) e pelo Youtube  (Sistema FIEPA). 

Economia