Queda do indicador antecedente de emprego no Brasil em fevereiro indica recuperação lenta, diz FGV

Em fevereiro, índice caiu 1,8 ponto e foi a 99,3 pontos, depois de avanço de 10,3 nos três meses anteriores

Reuters

O Indicador Antecedente de Emprego (IAEmp) recuou em fevereiro, sinalizando que a recuperação do mercado de trabalho continuará lenta, segundo dados divulgados nesta terça-feira pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Leia mais:

Custo da construção civil sobe 0,21% em fevereiro, diz IBGE

IPCA sobe 0,43% em fevereiro, ante 0,32% em janeiro

Índice que reajusta aluguel acumula taxa de 7,68% em 12 meses

Em fevereiro, o IAEmp, que antecipa os rumos do mercado de trabalho no Brasil, caiu 1,8 ponto e foi a 99,3 pontos, depois de ter avançado um total de 10,3 pontos nos três meses anteriores.

"A queda do IAEmp em fevereiro não parece significar uma reversão da tendência de alta. A calibragem nas expectativas de contratação sugere apenas que a recuperação do mercado de trabalho continuará ocorrendo de forma lenta e gradual", explicou o economista da FGV/Ibre Rodolpho Tobler em nota.

Já o Indicador Coincidente de Emprego (ICD), que capta a percepção das famílias sobre o mercado de trabalho, teve queda de 2,4 pontos em fevereiro, a 92,1 pontos.

O comportamento do ICD é semelhante ao da taxa de desemprego, ou seja, quanto menor o número, melhor o resultado.

"Embora o indicador ainda se encontre em patamar elevado, a queda do ICD em fevereiro sinaliza uma evolução favorável da taxa de desemprego neste início de ano", completou Tobler. "Uma recuperação sólida do ICD só deve ocorrer depois de sinais mais robustos de melhora do nível de atividade e redução dos níveis de incerteza."

No trimestre até janeiro, a taxa de desemprego do Brasil subiu a 12,0 por cento, contra 11,6 por cento nos três meses até dezembro, em um movimento sazonal de dispensa após o fim do ano, segundo dados do IBGE.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱

Palavras-chave

Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA