MENU

BUSCA

Quatro das oito atividades do varejo crescem em fevereiro ante janeiro, mostra IBGE

Dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Comércio

Estadão Conteúdo

Quatro das oito atividades que integram o comércio varejista registraram crescimento nas vendas em fevereiro ante janeiro, segundo os dados da Pesquisa Mensal de Comércio, divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Na média global, o volume vendido subiu 0,5%.

Houve avanços em Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (1,1%), Móveis e eletrodomésticos (0,9%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (0,3%) e Outros artigos de uso pessoal e doméstico (0,1%).

Economia paraense deve receber R$ 7,5 bi com o pagamento do 13º salário
Movimentação aumenta poder de compra e reflete até no próximo ano

Confira 7 varejistas que fecharam as portas nas últimas décadas
Ricardo Eletro, Insinuante e Y. Yamada foram algumas das empresas que sucumbiram às crises

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelaria (-7,8%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-4,2%), Tecidos, vestuário e calçados (-0,1%) e Combustíveis e lubrificantes (-0,1%).

No comércio varejista ampliado - que inclui as atividades de veículos, material de construção e atacado alimentício - houve queda de 0,4% em fevereiro ante janeiro. O segmento de Veículos, motos, partes e peças registrou retração de 2,6%, Material de construção subiu 1,1%, e Atacado alimentício não teve as informações divulgadas, por ter uma série histórica ainda curta para a dessazonalização.

Comparação com fevereiro de 2024

Segundo o IBGE, cinco das oito atividades que integram o varejo registraram avanços em fevereiro de 2025 ante fevereiro de 2024. Na média global, o comércio varejista teve uma expansão de 1,5%.

Houve avanços em Móveis e eletrodomésticos (9,3%), Tecidos, vestuário e calçados (8,6%), Artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos e de perfumaria (3,2%), Outros artigos de uso pessoal e doméstico (2,6%) e Combustíveis e lubrificantes (1,5%).

Na direção oposta, os recuos ocorreram em Livros, jornais, revistas e papelaria (-5,2%), Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (-3,2%) e Hiper, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (-0,3%).

No varejo ampliado - que inclui os segmentos de veículos, material de construção e atacado alimentício -, as vendas subiram 2,4% em fevereiro de 2025 ante fevereiro do ano anterior. O volume vendido por Veículos, motos, partes e peças subiu 10,0%, Material de Construção teve alta de 9,7%, e Atacado de produtos alimentícios, bebidas e fumo caiu 6,5%.

Economia