MENU

BUSCA

Quais setores mais geraram empregos no Brasil em 2024?

Período do levantamento mostrou saldo positivo de vagas de emprego

Iury Costa*

Um levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (Pnad Contínua) mostrou que entre maio de 2023 e maio de 2024 foram criadas mais de 3 milhões de vagas de trabalho formais e informais no Brasil. De acordo com o IBGE, mais da metade das vagas é de carteira assinada.

A pesquisa mostra que no acumulado de janeiro e maio de 2024, 5 grupos de atividades econômicas tiveram um saldo positivo. Os setores de serviços, comércio e indústria foram os grandes destaques nesse período. A área teve um saldo de 623.920 postos de trabalho, o que representa 57% do total de empregos gerados no ano.

VEJA MAIS

Pará lidera geração de empregos formais na região Norte em maio de 2024
Brasil também tem saldo positivo, mas é afetado pelas enchentes no Rio Grande do Sul

Verão deve aumentar ofertas de emprego no Estado, avaliam recrutadores
Segmentos que mais contratam estão relacionados ao comércio, turismo e lazer

Pará gerou mais de 7 mil novos postos de trabalho em abril
Estado ocupou o 10º lugar no ranking do país com destaque para o setor de serviços

O setor industrial também registrou saldo positivo no primeiro semestre do ano, impulsionado pelas áreas de fabricação de produtos alimentícios e fabricação de veículos automotores. O setor gerou cerca de 209 mil postos de trabalho.

A construção civil também foi destaque no período e gerou mais de 159 mil postos de trabalho, seguida pela agropecuária.

Outras áreas, como informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas, fecharam o semestre de forma positiva, com a geração de mais de 230 mil postos de trabalho formais.

São Paulo foi o estado do país que mais gerou empregos, com o saldo de 42.355 postos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.

*(Iury Costa, estagiário sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)

Economia