Quais setores mais geraram empregos no Brasil em 2024?
Período do levantamento mostrou saldo positivo de vagas de emprego
Um levantamento feito pela Pesquisa Nacional por Amostra de Domicilios (Pnad Contínua) mostrou que entre maio de 2023 e maio de 2024 foram criadas mais de 3 milhões de vagas de trabalho formais e informais no Brasil. De acordo com o IBGE, mais da metade das vagas é de carteira assinada.
A pesquisa mostra que no acumulado de janeiro e maio de 2024, 5 grupos de atividades econômicas tiveram um saldo positivo. Os setores de serviços, comércio e indústria foram os grandes destaques nesse período. A área teve um saldo de 623.920 postos de trabalho, o que representa 57% do total de empregos gerados no ano.
VEJA MAIS
O setor industrial também registrou saldo positivo no primeiro semestre do ano, impulsionado pelas áreas de fabricação de produtos alimentícios e fabricação de veículos automotores. O setor gerou cerca de 209 mil postos de trabalho.
A construção civil também foi destaque no período e gerou mais de 159 mil postos de trabalho, seguida pela agropecuária.
Outras áreas, como informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias e administrativas, fecharam o semestre de forma positiva, com a geração de mais de 230 mil postos de trabalho formais.
São Paulo foi o estado do país que mais gerou empregos, com o saldo de 42.355 postos, seguido por Minas Gerais e Rio de Janeiro.
*(Iury Costa, estagiário sob supervisão de Hamilton Braga, coordenador do Núcleo de Política e Economia)