MENU

BUSCA

Programa promoverá capacitação digital gratuita de pelo menos 2 mil pessoas em Belém; confira

Parceria IBM e Vale busca possibilitar oportunidades de carreira nas áreas tecnológicas para as comunidades da capital paraense e contribuir com o desenvolvimento da região

O Liberal

Com o objetivo de ampliar o acesso à capacitação digital, possibilitando oportunidades de carreira nas áreas tecnológicas para as comunidades de Belém e contribuindo com o desenvolvimento da região, a Vale e a IBM ficaram uma parceria para promover, por meio da iniciativa IBM SkillsBuild, o Programa Match!, executado em colaboração com a escola de tecnologia brasileira Mastertech, empresa digital de educação. A iniciativa é voltada para pessoas com idades acima de 18 anos e aberta tanto para iniciantes quanto para pessoas que estão em busca de transições profissionais.

Em todo o Brasil, a meta do programa é capacitar 100 mil pessoas em tecnologia nos próximos dois anos, sendo pelo menos 2 mil pessoas somente em Belém.

VEJA MAIS

Belém 408 anos: Vale homenageia capital do Pará com espaço imersivo na cultura e história da cidade
Atração funcionará de 12 a 26 deste mês, possibilitando aos visitantes imersão sensorial na riqueza histórica e cultural dqa cidade

Vale abre inscrições para Programa Jovem Aprendiz no Pará com 385 vagas disponíveis
Oportunidades são para atuação nas unidades da Vale nos municípios de Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Curionópolis

Inscrições

Os interessados podem participar do programa gratuitamente. Para se inscrever, basta acessar a plataforma do programa, pelo site https://match.mastertech.com.br/. Não há processo seletivo e nem é necessário ter experiência prévia na área de tecnologia.

As novas turmas iniciam na próxima segunda-feira (22). 

Conforme informações divulgadas pela Vale, serão mais de 100 horas de aulas gratuitas durante 12 semanas que trarão conteúdos teóricos e práticos elaborados por especialistas do setor de tecnologia. As aulas abordarão, dentre outros temas, operações de computadores e dispositivos digitais para letramento básico digital, Desenvolvimento Web, programação básica. O curso também trará noções e fundamentos de tecnologia para atendimento ao cliente, ideal para quem pensa em utilizar as ferramentas digitais para pequenos negócios.

Em 2024, o Pará segue ainda mais ativo na rota da cultura nacional, afirma Instituto Cultural Vale
Uma das novidades para o ano que vem é a chegada a Belém da exposição “Nhe’ẽ Porã: Memória e Transformação”, do Museu da Língua Portuguesa

IFPA abre vagas para cursos de inglês e espanhol gratuitos e à distância
A primeira etapa das inscrições termina na sexta, 5 de janeiro. O curso tem previsão de começar em fevereiro

Para acessar as atividades, o estudante precisa de aparelho que esteja conectado à internet, como celulares, tablets e computadores. As aulas serão apresentadas em trilhas de conhecimento que têm carga horária flexível e poderão ser concluídas no prazo máximo de até 6 meses, oferecendo certificados digitais aos participantes a cada nova etapa cumprida. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado.

Gerente de Responsabilidade Social Corporativa da IBM, Victor Piotto afirma ampliar o projeto para Belém representa uma oportunidade especial de levar mais conhecimento sobre o mundo digital e aproximar a indústria da tecnologia das comunidades e dos jovens da capital paraense. "É a possibilidade, ainda, de descobrir talentos que, por meio do aprendizado digital, sejam capacitados a atender as demandas do mercado e a trabalhar, com a ajuda da tecnologia, em soluções para situações do cotidiano da cidade", declarou.

Cursos gratuitos nas áreas de estética, informática, gastronomia e moda estão com inscrições abertas
Programa de qualificação profissional desenvolvido pela Prefeitura de Belém está ofertando 340 vagas. Certificados são válidos em todo o Brasil, em Portugal e países do Mercosul

Segundo idioma é ‘pré-requisito’ para algumas vagas de emprego; veja opções de cursos gratuitos
Domínio de outras línguas está entre as principais habilidades avaliadas pelas empresas no momento da contratação

"Além disso, o objetivo é expandir nossa rede de parceiros como instituições educacionais, organizações sem fins lucrativos e entidades governamentais que possam colaborar conosco na ampliação do acesso à infraestrutura tecnológica e à conexão de internet de qualidade principalmente durante a realização da capacitação prática em programação do Match! e em outros projetos de responsabilidade social”, acrescentou Victor. 

Em Belém, o programa conta com parceiros locais, entre eles o Centro Universitário do Pará (CESUPA). A expectativa é de, no futuro, ampliar a parceria para demais universidades e organizações do terceiro setor. “O programa já existe e, aqui para Belém, onde a Vale está situada, estamos articulando com a IBM o ingresso de novos parceiros para reforçar o alcance dos cursos. É parte do nosso compromisso contribuir com o desenvolvimento social e educacional da região pensando em um futuro mais inclusivo para as pessoas”, disse Hélio Mosquim, Diretor de Tecnologia da Vale na região Norte.

Economia