MENU

BUSCA

Prefeitura de Belém disponibiliza aplicativo previdenciário aos segurados

É a primeira vez que uma capital brasileira utiliza a ferramenta

Redação Integrada

A Prefeitura de Belém lançou um aplicativo voltado para pensionistas e aposentados do município, chamado "Meu RPPS”. O nome da ferramenta significa Regime Próprio de Previdência Social, e por meio dela pode ser realizado o procedimento previdenciário Prova de Vida.

O prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, acompanhou a cerimônia de lançamento do aplicativo, na tarde desta terça-feira, 1, realizada na sede do Instituto de Previdência do Município de Belém (IPMB), na avenida Almirante Barroso.

“Os beneficiários precisam se apresentar para a Prova de Vida, mas isso não será mais necessário. Basta, agora, se inscrever no aplicativo, não precisando correr qualquer risco durante o deslocamento. É importante ressaltar que Belém é a única cidade do estado do Pará a utilizar a ferramenta, dando dignidade aos segurados”, destacou o prefeito.

De acordo com a Prefeitura, o “Meu RPPS” vai beneficiar 5.225 pensionistas e aposentados, que poderão utilizar a ferramenta para fazer o procedimento anual obrigatório necessário para continuidade do recebimento de pagamentos referentes à aposentadoria e pensão por morte concedidas pelo município.

Além do procedimento, o aplicativo disponibilizará informativos sobre documentos necessários para recadastramento, acesso ao contracheque e rendimentos para fins de Imposto de Renda (Cédula C), ficha financeira e informações sobre o andamento de processos previdenciários no Instituto.

O aplicativo já pode ser baixado para sistemas Android e iOS e foi desenvolvido pela Agenda Assessoria, empresa de tecnologia do segmento previdenciário.

“Muito em razão da pandemia, as pessoas estão com essa dificuldade de fazer esse procedimento obrigatório e com isso acaba tendo o salário bloqueado“, comentou a presidente do IPMB, Edna D’Araújo.

Os servidores públicos municipais em geral também poderão utilizar a ferramenta para fazer a simulação da aposentadoria e acompanhar o andamento de processos de aposentadoria no IPMB.

Decreto

Na ocasião, o prefeito Edmilson Rodrigues assinou o decreto que cria a Diretoria Executiva do IPMB. Com isso, o órgão passa passar a regular o setor administrativo, desde a extinção do antigo Instituto de Previdência e Assistência dos Servidores Públicos do Município de Belém.

“Em 2018, o IPAMB foi separado e a estrutura do IPMB ficou defasada. Com a criação da Diretoria Executiva, a nossa estrutura organizacional estará regular na questão da sua composição administrativa”, explicou Edna D’Araújo.

Economia