Preço da laranja subiu 21,65% no primeiro semestre deste ano
De janeiro a junho, banana, manga rosa, mamão, melancia e maracujá também ficaram mais caros
As frutas comercializadas em feiras livres e supermercados ficaram mais caras no primeiro semestre deste ano, na Grande Brlém, segundo balanço divulgado nesta quinta-feira (2), pelo Dieese Pará. Entre janeiro e julho, a alta mais expressiva de preço foi verificada no quilo da laranja, que apresentou reajuste acumulado de 21,65%.
Ainda no primeiro semestre, a banana também registrou aumento, com alta de 7,43%; seguido da manga rosa, com o quilo custando 5,67%; mamão, com acréscimo de 4,37%; melancia, com alta de 4% e maracujá, com reajuste de 3,78%. Também de janeiro e junho, poucas frutas apresentaram recuos de preços, com destaque para o limão, com queda de 12,35%; seguido do melão amarelo, com recuo de 9,56%; goiaba vermelha, com queda de 4,03% e da unidade do abacaxi, com redução de 3,58%.
Mês passado – Em junho, o reajuste mais expressivo foi verificado no limão, que apresentou alta de 18,57% na comparação com o mês de maio. O mamão também teve aumento de 4,58%; seguido da melancia com alta de 3,54% e da acerola com reajuste de 3,09%. Também no mês passado, algumas frutas apresentaram quedas de preços, com destaque para o melão amarelo, com recuo de 2,93%, seguido do quilo da manga rosa, com queda de 1,19%.