MENU

BUSCA

ONU pede US$ 1,7 bilhão em ajuda emergencial por guerra na Ucrânia

Organização estima que 12 milhões de pessoas dentro da Ucrânia precisarão de ajuda e proteção

O Liberal, com AFP

A ONU lançou nesta terça-feira (1) um apelo de ajuda emergencial à Ucrânia para arrecadar US$ 1,7 bilhão em fundos para ajudar as vítimas da invasão lançada pela Rússia.

A organização estima que 12 milhões de pessoas dentro da Ucrânia precisarão de ajuda e proteção e projeta que cerca de quatro milhões de pessoas deslocadas podem requerer ajuda em países vizinhos nos próximos meses. "Esta é a hora mais sombria para o povo da Ucrânia", disse Martin Griffiths, chefe de Assuntos Humanitários da ONU, em comunicado.

VEJA MAIS

Cruz Vermelha busca arrecadar 273 milhões de dólares para Ucrânia
Entidades querem ajuda para oferecer uma resposta 'súbita e massiva' aos impactos do conflito

Presidente da Comissão Europeia diz que destino da Europa está em jogo na Ucrânia
Mais de 500 milhões de euros vão ser usados para enfrentar impactos humanitários do conflito com a Rússia

O chamado para arrecadar fundos inclui uma atribuição de 1.1 bilhão de dólares para ajudar seis milhões de pessoas na Ucrânia durante um primeiro período de três meses. "Precisamos aumentar nossa resposta para proteger a vida e a dignidade dos ucranianos comuns", indicou o funcionário. "Temos que responder com compaixão e solidariedade".

Este pacote visa distribuir dinheiro para as pessoas mais vulneráveis, alimentos, água e apoio ao sistema de saúde e educação, bem como assistência para construir abrigos e reparar casas danificadas. "Há famílias com crianças pequenas abrigadas em porões e estações de metrô ou correndo para salvar suas vidas ao som aterrorizante de explosões e sirenes de alarme. O número de vítimas está aumentando rapidamente", alertou.

Economia