MENU

BUSCA

Movimentação é grande em frente às agências da Caixa em Belém, neste sábado

Funcionamento das agências aos finais de semana busca atender beneficiários do auxílio emergencial e trabalhadores com direito a saque emergencial FGTS.

Redação Integrada

As agências da Caixa Econômica Federal que abriram neste sábado (22), em Belém, receberam grande número de pessoas em busca de atendimentos relacionados ao auxílio emergencial e ao saque emergencial do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Mais uma vez, filas se formaram do lado de fora das unidades. No Pará, 40 agências funcionaram, na manhã deste sábado – em todo o País, foram 770 unidades da instituição financeira abertas, com horário de atendimento de 8h ao meio dia.  

O saque em espécie do auxílio emergencial foi liberado para os beneficiários nascidos de janeiro a junho. Já o saque do FGTS Emergencial pode ser feito pelos trabalhadores nascidos entre janeiro e março, conforme calendário criado para evitar aglomerações em agências e unidades lotéricas. 

“Pra gente que recebeu só uma parte do salário, que trabalha com empresário, é uma ajuda, para chegar até o (próximo) mês, para usar com as despesas da casa. Vai ajudar a pagar as contas, comprar alimentação”, declarou o trabalhador Alex Rodrigues, de 40 anos, que trabalha em um restaurante e procurou uma agência da Caixa, em Belém, na manhã deste sábado.

Segundo informações do banco, a partir deste sábado, 3,9 milhões de beneficiários - nascidos em junho e mais de 96 mil também nascidos em junho - do novo lote de elegíveis, poderão sacar o auxílio emergencial nos caixas eletrônicos, lotéricas e correspondentes Caixa Aqui, além de transferir valores para contas da Caixa ou de outros bancos. Os ciclos de crédito em conta e saques em espécie seguem até dezembro para o pagamento das cinco parcelas definidas pelo governo federal para o público do Cadastro Único (CadÚnico) e para quem se cadastrou pelo aplicativo App CAIXA | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.

No caso do FGTS, além do saque, é possível transferir os valores, via aplicativo Caixa Tem, para outras contas. Também é possível utilizar os recursos creditados na poupança social digital para a realização de compras, por meio do cartão de débito virtual e QR Code, pagamento de boletos, contas de água, luz, telefone, entre outros serviços.

Nesta segunda (24), a Caixa libera cerca de R$ 3,2 bilhões para de Saque Emergencial FGTS na conta Poupança Social Digital de aproximadamente 5 milhões de trabalhadores nascidos em agosto.

Economia