MENU

BUSCA

MICBR Belém: evento gratuito inicia hoje e encerra com show da Nação Zumbi

A programação inclui atividades de negócios, formação e entretenimento, reunindo agentes culturais de todo o país. Encerrando o evento, está uma das atrações mais aguardadas, a banda Nação Zumbi

Igor Wilson

A partir de hoje até 12 de novembro, Belém se tornará o epicentro cultural do país com a realização do Mercado das Indústrias Criativas do Brasil (MICBR) no Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia. O evento tem como objetivo fomentar o crescimento dos setores criativos, impulsionar a produção cultural nacional e promover a profissionalização de agentes culturais brasileiros. Além disso, diversos artistas passarão pelo MICBR, entre eles a lendária banda Nação Zumbi e nomes conhecidos do cenário regional, como Manoel Cordeiro. Todos os dias do evento serão abertos ao público e gratuitos.

VEJA MAIS

Mostra de dança promove intercâmbio entre companhias em Belém
A quinta edição do 'Sapateia Belém' reúne grupos de dança no teatro Estação Gasômetro

MICBR 2023: Abertura terá show gratuito com Manoel Cordeiro, DJ Méury e Gang do Eletro
A cidade de Belém vai receber o evento de economia criativa nos dias 8 a 12 de novembro. Mais do que palestras e workshops, a programação também traz apresentações musicais, teatro, dança e gastronomia

A abertura do MICBR contará com um espetáculo inédito intitulado "Amazônias", apresentando a riqueza cultural da região, desde a ancestralidade amazônica até manifestações contemporâneas. Henilton Menezes, secretário de Economia Criativa e Fomento Cultural do Ministério da Cultura, enfatizou a importância do MICBR 2023 em Belém para dar visibilidade à produção cultural da região Norte.

“O evento tem três vieses principais: negócios, formação e entretenimento. A parte de negócios envolve a integração entre 260 agentes culturais de todo o país, incluindo compradores nacionais e internacionais. A formação oferece mais de 50 painéis sobre temas relevantes na cultura brasileira, com acesso gratuito do público. Por fim, o entretenimento que proporciona uma programação rica de shows, exposições, desfiles de moda, apresentação de circo, dança e teatro, aquém de festivais gastronômicos”, exemplificou sobre a programação geral do evento. “O MICBR é uma oportunidade única de vivenciar uma ampla gama de expressões culturais e discutir temas relevantes para a cultura brasileira”, disse Henilton Menezes.

Projeto Cores do Pará realiza intervenção artística em elevados de Belém
O trabalho foi realizado por artistas qualificados pelo projeto Cores do Pará, uma realização da Fundação Cultural do Pará por meio da Lei Semear, com patrocínio da concessionária Equatorial Energia

Produtora paraense fala sobre a evidência do Pará nas grandes séries de TV
O Pará está em cartaz na Netflix com cenas feitas para a segunda temporada da série Cidade Invisível 2

Diversas autoridades deverão estar presentes no evento, entre as quais Margareth Menezes, ministra da Cultura, e o governador do Pará, Helder Barbalho. A programação inclui atividades de negócios, formação e entretenimento, reunindo agentes culturais de todo o país. Haverá paineis, desfiles de moda, apresentações musicais, teatro, dança, circo e muito mais. A Argentina é o país homenageado desta edição.

Além disso, showcases serão realizados para artistas conquistarem possíveis compradores. O evento conta com apoio do Governo do Estado do Pará, da Prefeitura de Belém, entre outros.

A programação completa pode ser encontrada no site do Ministério da Cultura. O evento é gratuito e aberto ao público.

Economia