MENU

BUSCA

MEI excluído do Simples Nacional: como consultar, regularizar a situação e pedir reenquadramento

Empreendedores tem até o dia 31 de janeiro para solicitar o reenquadramento, com efeito retroativo

Hannah Franco

Os microempreendedores individuais (MEIs) que foram excluídos do Simples Nacional, sistema que facilita a tributação de micronegócios, podem ter uma nova chance de regularizar a situação de débitos em aberto. Com a quitação das dívidas, é possível pedir o reenquadramento no regime até 31 de janeiro, com efeito retroativo ao primeiro dia do ano.

O empreendedor que tiver com pagamentos pendentes poderá regularizá-los, parcelando-os em até 180 vezes, com descontos que podem chegar a 50%. A Receita Federal tem notificado os MEIs para o risco de exclusão do Simples Nacional desde meados de julho do ano passado.

VEJA MAIS

No Pará, quase 10 mil registros de exclusão de MEIs do Simples Nacional já foram emitidos
Microempreendedores têm até o dia 31 de dezembro para regularizar os pagamentos com o Fisco

Adesão e regularização de MEIs no Simples Nacional vai até 31 de janeiro
Procedimentos podem ser feitos pela internet, pelo próprio empreendedor. Lucas Vidal, especialista em Gestão Fiscal e Tributária, explica a importância de se manter regularizado no SN.

Como consultar a situação

Para consultar a situação no sistema do Simples Nacional, siga os passos abaixo pelo Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional (DTE-SN):

  • Acesse o Portal do Simples Nacional;
  • Clique em "Simples/Serviços", depois "Comunicações" e, por último, "Domicílio Tributário Eletrônico do Simples Nacional";
  • Selecione o ícone com uma chave e informe o código de acesso;
  • Ao entrar selecione o "Acesso ao termo", documento oficial que formaliza o procedimento de exclusão, e o "Relatório de Pendências", que lista todos os débitos existentes.

Para consultar a situação no Portal e-CAC, com CPF e senha do titular do CNPJ do MEI, siga os passos abaixo:

  • Acesse o Site da Receita Federal;
  • Entre no menu "Canais de Atendimento" e, em seguida, selecione "Portal e-CAC" e "Acessar o e-CAC";
  • Se for feito o login com gov.br, há duas opções disponíveis: o acesso pelo "seu certificado digital", caso a empresa possua um, ou pelo representante do CNPJ com CPF e senha, para conta nível prata ou ouro;
  • No caso de acesso com código específico do e-CAC, será preciso clicar, na tela inicial, em "Acesse a sua Caixa Postal";
  • Ao entrar, o empreendedor poderá ver o "Acesso ao termo", com todos os dados e débitos em aberto.

Como regularizar a situação e pedir reenquadramento

Para regularizar a situação, o MEI deve quitar os débitos listados no Relatório de Pendências. Depois, aquele excluído do Simples Nacional e desenquadrado do Simei que queira retomar ao regime deverá solicitar, no Portal do Simples Nacional, o reenquadramento.

Para isso, basta clicar em "Solicitação de Enquadramento no SIMEI" e utilizar código de acesso ou certificado digital. É importante ressaltar que o reenquadramento será realizado com efeito retroativo ao primeiro dia do ano, ou seja, o MEI terá direito aos benefícios do Simples Nacional desde o início de 2024.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Economia