MENU

BUSCA

José Fernando Gomes, presidente da Cosanpa, é indicado por Lula para a Agência Nacional de Mineração

Ele pode assumir cargo de diretor da ANM. José Fernando já foi gerente da Vale, presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e titular da Sedeme

O Liberal

O atual presidente da Companhia de Saneamento do Estado do Pará (Cosanpa), José Fernando De Mendonça Gomes Júnior, foi indicado pelo presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o cargo de diretor da Agência Nacional de Mineração (ANM). 

Salário de até 12,8 mil: Agência Nacional de Mineração lança concurso público com vagas no Pará
Concurso da ANM oferece oportunidades em 17 estados e no Distrito Federal com salários atrativos e provas previstas para 2024.

ANM autorizou 870 garimpos em unidades de conservação; 97% são no Pará
A maioria das lavras fica na área de proteção ambiental do Tapajós, que tem dois milhões de hectares

Conforme publicado em edição extra do Diário Oficial da União desta segunda-feira (16.12), ao todo, Lula encaminhou ao Senado 17 indicações para cargos de direção em agências reguladoras, entre elas a indicação para a ANM de José Fernando Gomes, que assim como os demais nomes da lista, deve passar por sabatina com os senadores para assumir o cargo. 

Ex-gerente de relações institucionais da mineradora Vale de 2006 a 2021, José Fernando já foi presidente do Sindicato das Indústrias Minerais do Pará (Simineral) e Secretário de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sedeme). Desde fevereiro de 2023, ele está à frente da Cosanpa. 

Criada pela Lei n.º 13.575/2017 em substituição ao antigo Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), a Agência Nacional de Mineração é responsável pela regulação e fiscalização das atividades de aproveitamento dos recursos minerais no País.

A reportagem de O Liberal entrou em contato com José Fernando, mas ainda não obteve mais retorno. O espaço segue aberto.

Economia