Isenção de IPTU para patrimônios históricos em Belém pode chegar a 100%, entenda

Edital abre inscrição para o benefício em 2025, confira como e até quando se inscrever

Maycon Marte
fonte

A Fundação Cultural do Município de Belém (Fumbel) tornou público na terça-feira (30/7), o edital que concede isenção do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) para 2025 a imóveis na zona de proteção de patrimônio histórico. O diretor do departamento responsável pela iniciativa na Fumbel, Nelson Carvalho, explicou à reportagem de O Liberal que estão no raio de alcance os bairros da Cidade Velha, Campina e uma parte do Reduto. Os imóveis submetidos no processo passam por uma avaliação estrutural que definirá quanto será abatido do imposto, com a possibilidade de 100% de isenção.

"Essa iniciativa é um trabalho conjunto da Fumbel como avaliadora e da Secretaria Municipal de Finanças de Belém (Sefin) como responsável pela redução do valor, que pode chegar a 100% se o imóvel estiver absolutamente íntegro e restaurado, em boas condições e com a sua manutenção completa e absolutamente em dia", explica Carvalho.

VEJA MAIS

image Belém lança programa de incentivo para quitar dívidas municipais com até 90% de desconto
Programa quer também combater a inadimplência na cidade

image Complexidade de obras de restauro de bens históricos culturais de Belém estende prazos
Prefeitura de Belém está com cinco obras em bens tombados em andamento

Para acessar o benefício, os interessados submetem os imóveis a uma avaliação prévia, onde será considerado, por exemplo, o quanto a estrutura foi modificado interna e externamente, assim como restauros aplicados. “Cada vez que você pleiteia este benefício de redução de IPTU, vai uma equipe para avaliar as condições do seu imóvel e indicar, dentro de alguns critérios de observação direta, o quanto de redução você consegue obter”, explica. O porta-voz também ressalta que outros imóveis, no entorno da zona de proteção, também podem solicitar a isenção, desde que possuam o caráter de antiguidade.

O objetivo principal é reduzir a cobrança de impostos para que os proprietários consigam investir mais na preservação dos imóveis. Segundo o representante, considera-se que todas as residências abrigadas no espaço delimitado como centro histórico, já possuem uma tutela e, consequentemente, estão mais protegidos pela ação da Fumbel. Dessa maneira, a iniciativa “amplia essa proteção como um incentivo para que a pessoa promova, a partir dessa redução, os cuidados necessários, porque é muito caro manter um imóvel antigo”.

VEJA MAIS

image Obras da Prefeitura de Belém no centro histórico e turístico demonstram compromisso com preservação
Investimentos garantem reforma e restauro de espaços que fazem parte do passado, presente e futuro dos moradores da capital paraense

image Belém do passado: veja como era o centro comercial da capital paraense no século XX
Fotos disponibilizadas pela Fumbel ao Grupo Liberal mostram detalhes do comércio da cidade em décadas passadas

image Via dos Mercadores: veja o que vai mudar com as obras de revitalização no Centro Comercial de Belém
A Ordem de Serviço (OS), que marca o início das obras, foi assinada na manhã desta quarta-feira (22)

Os valores podem mudar

Apesar de ser determinado através da avaliação, o valor abatido não é fixo, podendo ser alterado para mais ou para menos. O especialista destaca que a cada novo edital aberto, as inspeções podem apontar novas melhorias, o que reflete em um aumento no desconto fornecido, assim como, em caso de deterioração, os valores de desconto podem reduzir. 

"Pode perder, reduzir, mas também pode acontecer o contrário, vai que a pessoa consegue fazer uma reforma legal, uma restauração ou uma reconstituição e ganha mais desconto. Isso é volátil, depende muito das condições que se encontra a cada avaliação", explica.

Inscrição

As solicitações devem acontecer no período de 5 de agosto a 30 de novembro, exclusivamente online por meio do site da Sefin, na aba “Processo Eletrônico”. No caso de locatários que residam em imóveis que se enquadrem no perfil, é necessário estar em acordo com proprietário do imóvel e apresentar procuração assinada pelo proprietário autorizando a submissão. Entre os documentos exigidos estão: carteira de identidade, CPF e requerimento, todos anexados em formato PDF.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA