MENU

BUSCA

Frutas produzidas no Brasil estão mais caras, aponta pesquisa

Para substituir na ceia as importadas por nacionais, consumidores terão que pagar mais

O Liberal

As frutas natalinas importadas, devido à alta do dólar, estão com preços mais altos. Mas nem as frutas produzidas no Brasil escaparam da inflação, conforme demonstra pesquisa do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/PA) divulgada nesta sexta-feira (10).  Sazonalidade e inflação elevaram preços de produtos como o melão amarelo, que tem reajuste acumulado de 16,77%.

A pesquisa do Dieese/PA mostra que os reajustes mais significativos nos preços das frutas nacionais que podem ser utilizadas para a ceia de Natal, em relação a igual período do ano passado, recaíram sobre o melão amarelo, com o quilo acumulando alta de 16,77%; manga rosa, com alta de 14,1%; castanha-do-pará, 11,18%; melancia, 8,18%; banana prata, 7,35%; abacate, 5,62%; e kiwi, com o quilo em alta de 5,13%.

Levantamento do Dieese/PA também revela que há diferença expressiva nos preços de um mesmo produto de um local de venda para outro, com variação de mais de 20%. Por isso, os técnicos do aconselham pesquisar antes de comprar.

Economia