MENU

BUSCA

Festas de fim de ano movimentam comércio de roupas em Belém

Já considerada uma tradição nesta época do ano, as compras de roupas novas para as cerimônias de Natal e Ano Novo são sempre muito aguardados pelo comércio local

Bruno Menezes | Especial para O Liberal

A proximidade do Natal e em seguida festas de Réveillon vem impulsionando o comércio de roupas no Brasil. De acordo com a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), as datas comemorativas  deverão movimentar R$ 69,75 bilhões em vendas no país. Deste valor, o setor de vestuário, calçados e acessórios corresponde a 28,8% do total (R$ 20,07 bilhões).

É um fenômeno já considerado cultural no consumidor, que busca roupas novas em cores simbólicas para comemorar as últimas datas importantes do ano. Em Belém a procura por roupas para o Natal e Ano Novo ainda está tímida, mas já começa a se aquecer em algumas lojas, como é o caso de um estabelecimento localizado no bairro de Canudos. Segundo Jéssica Barata, dona da loja, os consumidores já estão começando a demonstrar mais interesse para as roupas de Natal, com a cor vermelha sempre em destaque nas peças.

"Pro réveillon ainda não está tão alta (procura), mas para o natal sim, do dia 6 pra cá melhorou bastante o movimento. geralmente as pessoas procuram roupas nas cores vermelho, ou verde. Em comparação aos anos anteriores, a avaliação que eu faço é de um aumento de 20%, porém, ainda faltam duas semanas pro natal, e isso pode aumentar", explica a empreendedora.

Jéssica também salienta que sempre tenta se preparar para esta época do ano, uma vez que é necessária uma logística diferente para oferecer os melhores produtos aos clientes.

"Eu sempre tento pedir as peças antecipadamente, chegando em  dezembro os fornecedores ficam muito congestionadas, tanto on-line, quanto presencial. Então sempre tento pedir as roupas com as cores que mais são vendidas para o ano novo, o branco, o amarelo, dourado, então é dessa forma que eu consigo montar todo o meu estoque", pontua a comerciante.

Experiente nas vendas nessa época do ano, a empresária busca sempre entender as tendências e o significado das cores, com o objetivo de poder indicar o melhor produto para cada cliente.

"As peças mais procuradas são vestidos e 'macaquinhos'. Sobre as cores, a gente busca explicar pras pessoas o que cada cor vai atrair para a virada do ano. Se a pessoa quer atrair dinheiro, eu indico amarelo. Já o verde é esperança renovação e equilibro; o azul é tranquilidade e serenidade; o rosa bebê é amor próprio, autoestima; o laranja é para quem quer começar o ano com criatividade; e o branco que é paz, pureza", conclui Jéssica.

Compras pela internet

De acordo com a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), 82% dos internautas brasileiros já utilizaram algum aplicativo de loja para realizar compras no último ano. Entre as vendas, os artigos de vestuário representam 52% dos itens adquiridos pelo consumidor.

“O Natal é a principal data de vendas do comércio e as grandes marcas estão atentas à esta tendência, por isso têm investido em aplicativos cada vez mais ágeis, práticos e seguros, entendendo os hábitos dos consumidores e se aproximando do seu público”, analisa o presidente da CNDL, José César da Costa.

Economia