Fapespa lança plataforma com dados estatísticos dos 144 municípios do Pará
O Anuário Estatístico do Pará está em sua quinta edição
As taxas de mortalidade no Pará, em 2020, tiveram crescimento de 5,89%, “provavelmente em consequência da pandemia de covid-19”. É o que afirma a Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), que acaba de divulgar a 5ª edição do Anuário Estatístico do Pará, estudo que traz dados sociais, ambientais e econômicos sobre os 144 municípios paraenses. A plataforma tem como objetivo ser uma ferramenta que auxilie agentes formuladores de políticas públicas, agentes econômicos e entidades responsáveis por análises de setores da vida da população do Pará a tomarem decisões com base em levantamentos atualizados.
A coordenadora de Estatística Econômica da Fapespa, Glaucia Moreira, explica que as informações que integram o anuário são provenientes de órgãos federais e estaduais, e de algumas empresas privadas. Os dados foram retirados de sites oficiais de ministérios, através de suas bases de dados como o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), Datasus (departamento de informática do Sistema Único de Saúde), Relação Anual de Informações Sociais (Rais), Comex Stat (estatísticas de comércio exterior), entre outros; e dos institutos de pesquisa, tendo como principal fonte o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
“O Anuário está estruturado em cinco grandes temáticas, 13 subtemáticas e 141 indicadores, sistematizados para uma série de cinco anos (desde 2016), constando o último ano disponível de cada indicador”, informa a coordenadora. As grandes temáticas são formadas pelos temas Demografia, Economia, Infraestrutura, Meio Ambiente e Social. “Além das temáticas são disponibilizados diversos mapas, elaborados em alta resolução, dos principais indicadores trabalhados sobre o território paraense”, completa Glaucia Moreira.
Dos dados encontrados, para a coordenadora de Estatística Econômica, o que primeiro deve ser destacado é referente ao número de habitantes do Pará. “Foi estimado em cerca de 8,3 milhões em 2016, cinco anos depois, tal população cresceu 6,1%, chegando a aproximadamente 8,8 milhões de indivíduos, segundo o IBGE. A concentração da maior parcela da população para o ano anterior era de 34,6% na faixa etária de 20 a 39 anos. Ao observar a população por sexo, 50,1% correspondem ao sexo masculino e 49,9% do sexo feminino, conforme o Datasus”, afirma.
“Na área da Saúde, evidencia-se o avanço das taxas de mortalidade geral atingindo 5,89%, possivelmente em consequência da pandemia de covid-19, que alcançou o Estado do Pará. Além disso, o tópico da Segurança atesta redução nas taxas dos casos de homicídios de jovens por 100 mil habitantes, decorrendo de 101,37% em 2017 e resultando em 58,91% para o ano de 2020”, demarca a especialista.
Para consultar o Anuário, basta acessar o endereço: http://www.fapespa.pa.gov.br/sistemas/anuario2021/.