Escola Fundação Itaú divulga curso sobre políticas públicas; confira vagas
As inscrições vão até dia 15 deste mês. São 40 vagas para estudantes de pós-graduação e pós-graduados
As inscrições para a 16ª edição do “Avaliação econômica de projetos sociais e políticas públicas - Avançado 2025” estão abertas até o dia 15 de dezembro. O curso é oferecido pela Escola Fundação Itaú e selecionará 40 estudantes de pós-graduação e pós-graduados (mestrado, doutorado ou especialização lato sensu), além de profissionais das áreas de Economia, Administração Pública e atividades similares. As inscrições podem ser feitas no site da Escola Fundação Itaú com aulas previstas para janeiro de 2025.
O curso tem duração de dois meses com aulas realizadas ao vivo. Serão abordados temas como os efeitos econômicos e sociais de políticas públicas em diferentes territórios, a construção de uma teoria da mudança, como técnicas didáticas e exemplos práticos de avaliações. A formação apresenta estratégias para medir o impacto social e econômico de uma política pública ou projeto social.
Os participantes também terão o acompanhamento de monitores para auxiliar na produção do trabalho final que será a elaboração de propostas de políticas públicas.
“As metodologias apresentadas pelo curso verificam como uma política pública impacta financeira e socialmente na vida de seus beneficiários. Esse tipo de avaliação é fundamental no processo de decisão dos gestores públicos que, com base nos resultados, podem optar por manter a iniciativa, aprimorando seu formato ou até mesmo extingui-la, gerando um importante processo de aprendizagem institucional e melhorando os resultados para os cidadãos”, explica Fernanda Seidel, gerente de Prospecção e Avaliação do Itaú Social.
Como se inscrever e quem pode fazer o curso
As inscrições podem ser feitas na página do curso.
Para se inscrever, é necessário atender aos seguintes critérios:
- Ter cursado as disciplinas obrigatórias do primeiro ano do mestrado ou doutorado, incluindo ao menos uma matéria de Econometria na pós-graduação.
- Interesse em aprofundar conhecimentos e práticas aplicadas à avaliação de impacto.
- Acesso à internet e disponibilidade para participar das aulas online.
Os candidatos serão avaliados com base nos seguintes critérios:
- Nota obtida na disciplina de Econometria.
- Promoção da diversidade em gênero, raça e distribuição geográfica.
- Variedade de perfis profissionais, priorizando gestores públicos e contando também com participantes da área acadêmica e avaliadores de instituições públicas e privadas.
Calendário do curso
- Período de inscrições: 26 de novembro a 15 de dezembro de 2024
- Divulgação dos resultados: 2 a 9 de janeiro de 2025
- Início das aulas: 13 de janeiro de 2025
- Encerramento do curso: 13 de março de 2025