MENU

BUSCA

Em busca de ajuda, presidente da Argentina se reúne com Lula em Brasília nesta terça-feira

Brasil estuda socorro ao país vizinho, que está em ano eleitoral

O Liberal

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) terá uma reunião, nesta terça-feira (2), com o presidente argentino Alberto Fernández, no Palácio da Alvorada. De acordo com a agenda oficial divulgada pelo Planalto, o encontro entre os dois será às 17h. Enfrentando grave crise econômica e financeira, a Argentina também está em período de maior movimentação política, com a proximidade das eleições presidenciais, que irão ocorrer em outubro. Nesse cenário, o país vizinho espera desenvolver novos mecanismos para ampliar o comércio entre os dois países como forma de ajudar na recuperação econômica

Também participam da reunião no Palácio do Planalto, os ministros Fernando Haddad (Fazenda), Sergio Massa (da Economia da Argentina), os chanceleres dos  dois países, Mauro Vieira, pelo Brasil, e Santiago Cafiero, pela Argentina, e o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) Aloizio Mercadante. Após a reunião de trabalho, haverá um jantar na residência oficial.

VEJA MAIS

Preso, brasileiro que tentou matar Cristina Kirchner não se arrepende de ação
Fernando Sabag Montiel disse que nervosismo fez a arma falhar. Ele apontou o revólver para o rosto da vice-presidente em setembro de 2022.

Lula afirma na Argentina que Brasil vivia de costas para a América do Sul
No encontro com Alberto Fernández, presidente brasileiro diz que, além de estreitar a relação econômica com a Argentina, é preciso se aproximar cultural e tecnologicamente

A expectativa é de que uma demandas do governo argentino, que trata da concessão de crédito para empresas brasileiras que vendem para a Argentina e que importam serviços e mercadorias do Brasil, seja viabilizada pelo governo Lula. Deve entrar na pauta ainda o pedido por parte de Fernández para que o BNDES agilize a aprovação do financiamento da ampliação do gasoduto Néstor Kirchner.

Economia