MENU

BUSCA

Desenrola Brasil: negociações no Pará já ultrapassam 33,5 mil, diz Serasa

Número representa uma alta de 57,95% em relação à terceira semana de junho, entre os dias 19 e 25

Elisa Vaz

Mais de 33,5 mil negociações foram feitas pela plataforma “Limpa Nome” da Serasa dentro do programa Desenrola Brasil, do governo federal, no período de 17 a 23 deste mês. O número representa uma alta de 57,95% em relação à terceira semana de junho, entre os dias 19 e 25, quando a iniciativa ainda não estava em vigor. Quanto aos descontos totais, o valor soma R$ 72,7 milhões no Estado, crescimento de 100% na comparação entre os dois intervalos. Os dados são da própria Serasa e foram divulgados nesta terça-feira (25).

VEJA MAIS

Dois programas de renegociação de dívidas estão abertos; conheça as regras
O Desenrola Brasil limita o valor das dívidas e o público que pode participar, enquanto o Renegocia! não deixa limitações definidas - qualquer pessoa endividada pode ingressar

Novo programa para negociação de dívidas sem limite de dívida e renda começa nesta segunda-feira
'Renegocia!' estará disponível para dívidas com instituições financeiras, empresas de telefonia, água e energia elétrica

Programa de renegociação já limpou o nome de 2 milhões de brasileiros
Ministério esclarece dúvidas sobre acesso ao programa e tentativas de fraude

De acordo com o órgão, a plataforma foi escolhida por algumas das principais instituições financeiras do país como canal parceiro para negociação de parte das dívidas disponibilizadas no contexto da faixa 2 do programa do governo federal. A Serasa registrou um aumento de 70% na regularização de contas nos primeiros sete dias da iniciativa governamental, na comparação com o mesmo período de maio, e de 61% em relação a junho.

A nível nacional, entre 17 e 24 de julho, a plataforma Serasa Limpa Nome intermediou a negociação de 1.198.147 de dívidas, embora nem todas sejam bancárias, como prevê a faixa 2 do programa. “Percebemos que o debate nacional sobre o endividamento aumentou o interesse do brasileiro em regularizar sua vida financeira de um modo geral”, explicou o diretor Matheus Moura.

O fato do número de negociações pela internet ter crescido tem a ver com as mudanças de hábitos provocadas pela pandemia da covid-19, quando, segundo Moura, muitas pessoas receberam auxílios do governo por aplicativo e “iniciaram a jornada de negociar digitalmente”. Isso, de acordo com ele, traz benefícios, mas riscos, já que existem fraudadores querendo aplicar golpes.

Dados

A demanda maior também se explica pelas oportunidades geradas pelo próprio Desenrola Brasil, já que as instituições financeiras, credoras da faixa 2 do programa, aumentaram os percentuais de descontos. Somente nas negociações com bancos realizadas via aplicativo ou site da Serasa, o volume total de descontos chegou a R$ 973,9 milhões, 97% superior ao mesmo período de junho. “Esse volume de descontos comprova como o momento é favorável para quem pretende negociar suas dívidas e retomar acesso ao crédito”, destaca a gerente da plataforma Limpa Nome, Aline Maciel.

Durante coletiva de imprensa realizada virtualmente nesta terça-feira, o órgão ainda divulgou dados de inadimplência no Brasil. Foi registrada a primeira queda no número de inadimplentes em 2023, passando de 71,9 milhões em maio para 71,4 milhões em junho. Ter um alto percentual de pessoas endividadas, de acordo com o diretor da Serasa, afeta a empresa, que está deixando de receber, e a vida do trabalhador. “Por algum motivo - perdeu a renda, perdeu o emprego, teve um imprevisto, há uma situação de falta de educação financeira - ele perdeu o acesso a crédito”.

As principais dívidas dos brasileiros inadimplentes são com bancos e cartões, somando 31,10% em junho, seguido de utilities (22,10%), financeiras (15,20%), varejo (11,40%), serviços (10,60%), telefonia (4,80%), outros (3,10%) e securitizadoras (1,70%).

Economia