CONTINUE EM OLIBERAL.COM
X

Desapropriação de terras produtivas: entenda a decisão do STF e como o imóvel cumpre função social

STF fixou entendimento de que função social é requisito para impedir desapropriação de terras produtivas

O Liberal
fonte

O Supremo Tribunal Federal (STF), fixou, por unanimidade, o entendimento de que a função social é requisito para que um imóvel produtivo não possa ser desapropriado para fins de reforma agrária.  A decisão, tomada no julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) 3865, na sessão virtual encerrada em 1º de setembro, preocupou membros da bancada ruralista no Congresso e entidades ligadas ao agronegócio, por entenderem que tal medida causa insegurança aos produtores. 

O que diz a decisão do Supremo

O cumprimento da função social já era uma exigência prevista na legislação. Porém, a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) ajuizou Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) contra trechos da Lei 8.629/1993, que regulamenta dispositivos constitucionais relativos à reforma agrária, porque avalia que ao admitir a desapropriação de imóveis produtivos que não cumpram a função social, a norma dá nesses casos tratamento idêntico ao dispensado às propriedade improdutivas. 

VEJA MAIS

image Deputados reagem à decisão do STF de validar desapropriação de terras produtivas
Parlamentares e entidades ligadas ao agronegócio prometem apresentar projeto de lei para impedir determinação do Tribunal  

image Decisão do STF permite desapropriação de terras produtivas que não cumpram função social
Confederação Nacional da Agricultura (CNA) questionava a norma presente na Lei da Reforma Agrária, mas ministros confirmam que regra é constitucional

A Constituição Federal, em seu artigo 184, também exige o cumprimento da função social como condição para que a propriedade produtiva não possa ser desapropriada.

A CNA entende que exigência simultânea dos requisitos da produtividade e da função social é inconstitucional. Porém, a decisão do Supremo foi pela improcedência do pedido da entidade, mantendo a exigência. 

Terras produtivas e função social

Pelo artigo 186 da Constituição Federal, a função social é cumprida quando a propriedade rural atende simultaneamente a alguns requisitos, como a utilização adequada dos recursos naturais disponíveis, a preservação do meio ambiente e a observância da legislação trabalhista. O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) informa que utiliza dois indicadores para aferir se uma grande propriedade rural é produtiva ou não: o Grau de Eficiência da Exploração (GEE) e o Grau de Utilização da Terra (GUT).

De acordo com o Instituto, o imóvel rural é considerado improdutivo quando não alcança os graus de exploração exigidos por lei e a pouca ou nenhuma exploração econômica do imóvel é um dos itens utilizados como indicador de que a propriedade não cumpre a função social, tornando-se passível de desapropriação.

Veja o que o Incra considera ao avalia um imóvel

  • O imóvel cumpre a função social se for explorado adequadamente (GEE igual a 100% e GUT superior a 80%);
  • se utiliza adequadamente os recursos naturais e preserva o meio ambiente;
  • se observa as disposições que regulam as relações de trabalho e não utiliza mão de obra em condição análoga à da escravidão;
  • e se a exploração da terra tem por objetivo o bem estar dos trabalhadores e proprietários.

Reação no Congresso

Após a decisão do supremo, um grupo de parlamentares conseguiu reunir as 257 assinaturas necessárias para o regime de urgência de um projeto de lei que busca proibir a desapropriação de terras produtivas que não cumpram função social. Com isso, a matéria pode ir ao plenário da Câmara a qualquer momento. 

O texto do deputado Rodolfo Nogueira (PL-MS) propõe alteração na Lei 8.629/1993, que regulamenta a reforma agrária, adicionando um parágrafo que impede desapropriação de terras produtivas. 

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA