VÍDEO: gasolina sem imposto gera fila quilométrica em Belém; veja
Posto na Pedro Álvares Cabral já tinha procura muito antes da abertura, às 9h
Uma fila enorme de veículos se formou desde as primeiras horas da manhã deste sábado (22) próximo a um posto de combustíveis de Belém, que comercializou gasolina sem tributos, dentro da programação do Feirão do Imposto. Diante da grande procura, os consumidores aguardavam dentro e fora dos carros na tentativa aproveitar os descontos. Veja:
“Já era esperado e todos os anos é assim, fila enorme e clientes desde o dia anterior, às vezes, em busca da gasolina mais em conta. Já são muitos anos participando da programação do Feirão do Imposto, em que nós, proprietários, absorvemos os tributos, sem repassa-los ao consumidor final”, explicou o empresário Alírio Rodrigo Gonçalves, dono do posto participante da ação na capital paraense.
Segundo ele, o objetivo é conscientizar o cidadão sobre a quantidade de imposto que se paga em cada produto adquirido. Estima-se que somente no preço da gasolina incidam quase 50% de tributos, entre estaduais e federais.
Leia mais:
Posto de Belém comercializa gasolina sem imposto neste sábado (22); veja
IMPOSTO
O estabelecimento ofertou gasolina comum com isenção de cerca de 40% do imposto por litro. Foram oferecidos 3 mil litros do combustível, limitado até 20 litros por veículo, sendo proibido vasilhames na ação. De R$ 5,799 o litro, a gasolina comum foi vendida por R$ 3,499. Ao todo, 150 senhas foram distribuídas.
Para o presidente do Conselho de Jovens Empresários do Pará (Conjove), João Marcelo Santos, o Feirão busca, entre outros objetivos, sugerir ao poder público pautar melhorias acerca da alta carga tributária paga pela população. “Entendemos que uma carga tributária mais justa e eficiente é melhor para todos, pois mesmo com a diminuição das taxas, o governo dará condições para a economia girar e para o empresário fazer suas vendas. Acaba sendo bom para o empresariado, para o poder público e para o consumidor”.
Organizado pela Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), o Feirão do Imposto é realizado em 24 estados e mais de 140 cidades do Brasil. Em Belém, o evento chegou a sua 18ª edição e vai até este domingo (23). Todos os shopping centers estão participando, assim como lojas de rua, restaurantes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) e lojas de material de construção durante os dois dias do final de semana.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA