MENU

BUSCA

Consumidor de Belém já aproveita descontos da Black Friday

Além da sexta-feira de promoções, lojas criaram a Black Week e até o Black Month

Elisa Vaz

Até a próxima sexta-feira (29), data em que o comércio celebra a Black Friday, deve crescer a quantidade de promoções e ofertas aos consumidores paraenses. Lojas que ficam dentro de shopping centers da capital e também no centro comercial da cidade já estampam placas com descontos de até 70% em diversos segmentos. De acordo com o presidente do Sindicato do Comércio Varejista e dos Lojistas de Belém (Sindilojas), Joy Colares, as vendas na Black Friday deste ano devem ser 10% maiores que no ano passado.

Em uma das lojas, os descontos já estão disponíveis desde o início de novembro. Colares explicou que isso ocorre porque, ao adotar a cultura americana dessa data, os brasileiros também fizeram modificações. Em vez de comemorar apenas o dia da Black Friday, criaram a Black Week – quando a semana toda tem promoções – e até o Black Month – descontos durante todo o mês.

“Nós estamos nos preparando para a data há um bom tempo. No começo de novembro, já colocamos as placas de ofertas variadas, em diversos produtos, mas agora que chegou a semana da Black Friday o movimento aumentou. Até sexta-feira, mais consumidores devem vir até aqui”, explicou Raquel Serra, funcionária da loja, que vende produtos eletrônicos, de decoração, de cama, mesa e banho, brinquedos e outros itens. Segundo ela, os produtos mais procurados são os celulares.

Outro estabelecimento, especializado em maquiagem e produtos para a pele, oferece descontos em vários itens, mas os que mais atraem os consumidores são os batons e as maquiagens para os olhos, como sombras e máscaras de cílios. “Um de nossos batons está na promoção, com 30% de desconto, e tem saído muito. Também destacamos a nova coleção, que estamos lançando já na oferta”, contou Wagner Diogo, funcionário da loja. Há produtos com até 70% off, segundo ele.

A professora Josy Costa, de 33 anos, foi até o shopping para checar os preços de alguns itens, principalmente de notebooks. Ela disse que ainda não encontrou ofertas generosas, mas que aguarda a chegada da sexta-feira, quando os valores devem ficar menores. Da mesma forma, a aposentada Benedita da Conceição, de 76 anos, também espera a data para trocar de celular. Ela tem ido ao shopping constantemente para verificar os preços do modelo desejado, mas tem expectativa de que fique mais barato.

Ainda de acordo com o presidente do Sindilojas, Joy Colares, a movimentação da Black Friday é a terceira maior do ano em Belém, perdendo apenas para o Natal e Dia das Mães. “Para que haja o crescimento de 10% nas vendas, os lojistas estão se mobilizando e fazendo promoções desde agora. A expectativa é de receber muitos consumidores nas lojas, e o movimento deve se estender para o fim de semana”, comentou.

Os itens que mais serão vendidos, segundo Colares, são os eletroeletrônicos, como televisões, celulares, tablets, computadores e notebooks, que fazem parte dos bens duráveis, mas que segmentos como as confecções, acessórios e veículos também adotaram as ações.

Economia