MENU

BUSCA

Conab analisa custo de produtos paraenses

Os valores pagos pelo açaí e buriti chamaram a atenção da Companhia

Redação Integrada ORM

O custo de produção do buriti e do açaí está sendo analisado hoje (4), por uma equipe técnica da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), que está no Pará. O levantamento da estatal é feito a partir de pacotes tecnológicos que integram o Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF) e da Política de Garantia de Preços Mínimos para os Produtos da Sociobiodiversidade (PGPM-Bio). A visita está acontecendo no município de Igarapé Miri, nordeste no Pará.

Produtores, extrativistas e representantes de associações, cooperativas e sindicatos de trabalhadores participam da operação encabeçada por profissionais da Companhia. O trabalho é desenvolvido por meio de reuniões técnicas com os agentes que compõem a cadeia produtiva, visando definir os parâmetros, atividades e insumos modais utilizados para estabelecer os custos dos produtos finais.

Também participam órgãos de pesquisa, agrônomos de extensão rural e assistência técnica, consultores, agentes financeiros e outros órgãos públicos e privados ligados à produção e comercialização do buriti e açaí. A análise dos custos de produção realizada pela Companhia subsidia a política de preços e as ações de incentivo agrícola realizadas pelo governo federal.

Economia