MENU

BUSCA

China eleva tarifa para importações dos EUA de 34% para 84%, em nova retaliação

Medida veio logo após os EUA aplicarem tarifa adicional de 50% a importações de produtos chineses, elevando o total para 104%

Estadão Conteúdo

O Ministério das Finanças da China emitiu na manhã desta quarta-feira, 9, pelo horário de Brasília, uma nova decisão da Comissão Tarifária do Conselho de Estado chinês que eleva a tarifa para produtos importados dos Estados Unidos de 34% para 84%, com base nos "princípios básicos do direito internacional". A medida entrará em vigor a partir da 00h01 (horário local) do dia 10 de abril de 2025.

"A China insta os EUA a corrigirem imediatamente suas práticas equivocadas, a cancelarem todas as medidas tarifárias unilaterais contra a China e a resolverem adequadamente as diferenças por meio de um diálogo igualitário, baseado no respeito mútuo", diz a nota.

VEJA MAIS

China busca estreitar laços com vizinhos para reduzir impacto de tarifas dos EUA
Alto funcionário do Ministério do Comércio do país afirma que China trabalhará com mais parceiros comerciais e está confiante em lidar com quaisquer desafios

Novas tarifas de Trump sobre produtos chineses chegarão a 104% na quarta-feira (9)
Pequim decidiu impor um imposto de 34% sobre os produtos americanos a partir de quinta-feira

O ministério chinês classifica o aumento de tarifas adicionais pelos americanos contra o país como "um erro em cima de outro" e alega que a medida infringe gravemente os direitos e interesses legítimos da potência asiática, além de prejudicar o sistema comercial multilateral baseado em regras e impactar "seriamente" a estabilidade da ordem econômica global. "É um exemplo típico de unilateralismo, protecionismo e intimidação econômica", acrescenta.

A medida de Pequim veio logo após os EUA aplicarem tarifa adicional de 50% a importações de produtos chineses, elevando o total para 104%.

Economia