MENU

BUSCA

Brasil deve gerar 1,5 milhão de vagas de formais em 2025, aponta Fecomércio

Número é menor que o do ano anterior

O Liberal

geração de empregos formais no Brasil em 2025 deve ficar entre 1,2 milhão e 1,5 milhão, segundo a estimativa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O dado representa uma redução quando comparado com o ano passado, que alcançou 2,2 milhões de postos até novembro, como registrado no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

“O mercado de trabalho responderá com menor expansão devido à redução no consumo das famílias e nos investimentos empresariais”, afirma Jaime Vasconcellos, assessor da FecomercioSP

A desaceleração do crescimento pode se justificar por um cenário econômico mais restritivo, com menos estímulos fiscais e o impacto dos juros elevados. Ainda existem riscos fiscais e uma demanda mais aquecida que o normal, o que também influência neste comportamento.

VEJA MAIS

Pará tem saldo positivo de mais de 50 mil novos empregos com carteira assinada em 2024
Do total dos 144 municípios paraenses, 111 (77%) apresentaram saldo positivo de empregos formais

Praia do Maçarico, em Salinas, ganha passarela urbana para mais lazer, renda e qualidade de vida
Projeto do Governo do Estado, espaço recebeu serviços variados para atender público de todas as idades e gerar empregos na área

Como personalizar o currículo conforme a vaga e aumentar suas chances de conquistar um emprego?
A falta de diferentes currículos para vagas específicas é o erro mais comum de pessoas na hora de se candidatarem a empregos.

O boletim Focus, relatório do Banco Central do Brasil (BCB) que reúne projeções de indicadores econômicos, aponta que o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025 é de 2%. Caso se alcance os 2,5%, a geração de empregos pode chegar a 1,5 milhão de vagas formais.

Economia