Bandeira tarifária verde continua em outubro, sem cobrança adicional nas contas de luz

Decisão de manter a bandeira verde foi baseada nas condições favoráveis de geração de energia no Brasil

O Liberal

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira, 29, que manterá a bandeira tarifária verde em vigor durante o mês de outubro. Com essa decisão, as contas de luz permanecerão sem cobrança adicional no próximo mês.

A decisão de manter a bandeira verde foi baseada nas condições favoráveis de geração de energia no Brasil. Devido às chuvas que contribuíram para o enchimento dos reservatórios das usinas hidrelétricas, não é necessário recorrer a fontes de geração mais caras, como as termelétricas.

VEJA MAIS

image Problema histórico: Ministérios instituem Política Nacional de Compartilhamento de Postes
Problemas afetam tanto o setor de energia elétrica quanto o de telecomunicações

image Gasolina e energia elétrica são os vilões da inflação em Belém
Nos últimos 12 meses, energia elétrica ficou 14,11% mais cara na região metropolitana, enquanto gasolina subiu 13,51%

"Tem chovido mais nos reservatórios"

Sandoval Feitosa, diretor-geral da Aneel, destacou que "a energia gerada está mais barata. Tem chovido mais nos reservatórios, e aí podemos contar com as hidrelétricas, que possuem um custo de geração mais baixo do que outras fontes. Isso sem falar do avanço das usinas eólicas e solares, sobretudo no Nordeste do País."

A bandeira verde está em vigor há mais de um ano e é aplicada a todos os consumidores do Sistema Interligado Nacional (SIN). A expectativa da agência reguladora é de que não haja taxa adicional nas contas de luz até o final do ano.

O sistema de bandeiras tarifárias foi estabelecido em 2015 com o propósito de informar aos consumidores os custos da geração de energia no país e mitigar os impactos nos orçamentos das distribuidoras de energia.

image Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) (Fonte: Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel))

Antes desse sistema, os custos extras na geração de energia eram repassados aos consumidores apenas no momento do reajuste anual de cada empresa, com a incidência de juros. No modelo atual, os custos adicionais são cobrados e repassados mensalmente às distribuidoras por meio da "conta Bandeiras".

A bandeira tarifária verde, quando acionada, indica que o custo da produção de energia está baixo. Por outro lado, as bandeiras amarela, vermelha 1 e vermelha 2 representam um aumento no custo da geração e a necessidade de utilizar usinas termelétricas, o que está relacionado principalmente ao nível dos reservatórios.

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Economia
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!

ÚLTIMAS EM ECONOMIA

MAIS LIDAS EM ECONOMIA