MENU

BUSCA

Aplicativo vai conectar feirantes do Ver-o-Peso a consumidores de Belém

Projeto será apresentado nesta terça-feira (24)

O Liberal

No dia 25 de agosto é celebrado o Dia do Feirante e, para comemorar a data, o governador Helder Barbalho apresentará nesta quarta-feira (24) o aplicativo “Ver-a-Feira” que tem o objetivo de capacitar os feirantes e integrá-los ao mercado de trabalho com maior ênfase nos meios eletrônicos de comercialização digital e delivery.  

LEIA MAIS:
- Helder Barbalho, Edmilson Rodrigues e outros políticos tomam café da manhã no Ver-o-Peso

O app contará com tecnologia de inteligência artificial - um robô que vai interagir com o usuário e o vendedor de forma sugestiva e humanizada no item “Fale com a xepa”. O “Ver-a-Feira” terá, também, histórias, curiosidades e diversos tipos de entretenimento disponíveis aos usuários. 

O projeto piloto do aplicativo para vendas online em feiras e mercados também será estendido para outros municípios do Estado, ajudando a aquecer as vendas e divulgando os produtos regionais típicos de cada região. Durante a programação serão doados equipamentos, como freezer, fogão, panelas, entre outros utensílios para mais de três mil feirantes de diversas feiras da capital paraense.

“O aplicativo trabalha com sistema de e-commerce, onde são feitos os pedidos que estão disponíveis no cardápio de cada usuário, classificando seu nicho e atuação de mercado e vai, de uma forma objetiva e coerente, chegar até o consumidor”, explica o coordenador geral do Instituto Ver-o-Peso, Manoel da Silva Rendeiro, mais conhecido como Didi do Ver-o-Peso.

A criação do app é uma iniciativa do Instituto Ver-o-Peso com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). Fazem parte do projeto o Instituto Ver-o-Peso, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), a Sectet, o Sebrae e Banpará. 

“As pessoas vão consumir os produtos que têm no Ver-o-Peso, na 25 de setembro e diversas feiras da cidade, através de um aplicativo. Então, isso significa um fomento muito grande, em todos os sentidos. É como se a gente expandisse as possibilidades”, afirma a Secretária Adjunta de Gestão Administrativa da Sedeme, Anadelia Divina Santos.

Economia