Após 5 meses, novembro terá taxa extra menor na conta de luz
Bandeira tarifária estava vermelha desde junho deste ano
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) informou nesta sexta-feira (26) que a bandeira tarifária a ser aplicada nas contas de luz no mês de novembro é a amarela. Isso significa que os consumidores terão um alivio depois de cinco meses consecutivos de vigência da bandeira vermelha (o patamar mais elevado). No próximo mês, a cada 100 quilowatts-hora (kwh) consumidos, o custo adicional será de R$ 1. Antes, era R$ 5 a cada 100 kwh.
Em nota, a Aneel informou que o nível dos reservatórios ainda está reduzido, mas que a situação começou a melhorar com o início da estação chuvosa. Com isso, a expectativa é que as usinas hidrelétricas aumentem a produção gradual de energia, o que reduz o uso de termelétricas, que são mais caras.
O sistema de bandeiras foi criado para sinalizar aos consumidores sobre o custo da geração de energia. Nas cores verde, amarela e vermelha, elas indicam, de forma gradual, qual é o gasto adicional do consumo. Servem também como orientação sobre o uso mais eficiente, de modo a evitar desperdícios.