Conheça as principais áreas de atuação para quem cursa Direito
Os ramos do Direito Digital, Direito Ambiental e Direito Empresarial demandam cada vez mais profissionais
O bacharelado em Direito é uma das áreas mais tradicionais do ensino superior, com quase 200 anos de história desde a implantação dos primeiros cursos no país. Ao longo dessa trajetória, algumas áreas se estabeleceram com grandes atrativos para os profissionais, porém o campo se renova e oferece hoje mais possibilidades de inserção no mercado de trabalho.
O professor do Centro Universitário Fibra, Luiz Renato Melo, avalia que há uma disparidade, com especialidades como o Direito Civil, Penal, Trabalhista e do Consumidor com grande quantidade de profissionais; enquanto que as áreas de Direito Ambiental e Empresarial, por exemplo, enfrentam escassez. Apesar do cenário diverso, ele afirma que “a graduação em Direito proporciona um leque bem abrangente para a atuação destes profissionais no mercado de trabalho tanto no setor público como no privado, a exemplo dos concursos públicos, da advocacia, da docência, dentre outros”.
VEJA MAIS
As carreiras em órgãos de justiça e segurança, como Tribunais, Procuradoria/Promotoria, Defensoria Pública, Polícia Federal, Polícia Civil e Política Militar são muito visadas por bacharéis. O ingresso nessas áreas ocorre mediante aprovação em concurso público, que pode exigir longos períodos de preparação, mas ainda assim alimentam os sonhos de muitos egressos.
“A carreira pública ainda é o grande objetivo de muitos profissionais, tendo como atrativo uma remuneração, em regra, superior à seara privada, além da tão sonhada estabilidade. Principalmente em épocas de crise política, econômica e sanitária como a vivenciada em nosso país, os impactos sofridos pelo serviço público tendem a ser menores do que na iniciativa privada”, explica o docente.
Na iniciativa privada, além da tradicional prática da advocacia, o mercado está aberto a egressos para atuar em administração, assessoria e consultoria a empresas. Nessas áreas, o foco é identificar e prevenir conflitos e riscos jurídicos. Além disso, Luiz Renato Melo ressalta que as mudanças sociais e tecnológicas influenciam a demanda por advogados e bacharéis em novos ramos.
“A seara do Direito Digital, compliance, criptomoedas, cibersegurança, propriedade intelectual, LGPD, etc, são questões estas abordadas pelos docentes da Fibra durante a graduação em Direito, o que acaba por ser uma grande oportunidade de inserção no mercado de trabalho destes profissionais”, sugere.
Para o professor Luiz Renato, o compromisso com a formação constante é um diferencial importante para trabalhar no campo do Direito. “Para que o egresso encontre melhores oportunidades de inserção no mercado de trabalho é essencial uma formação sólida, ter domínio da linguagem escrita, além de inteligência emocional e trabalho em equipe. Ademais, é imprescindível o conhecimento em tecnologia e cultura global, mantendo-se sempre atualizado e prezando por sua qualificação profissional com especializações, mestrados, tudo a fim de diversificar o currículo e se sobressair em um mercado de trabalho cada vez mais competitivo”, conclui.
Para saber mais sobre como conseguir a melhor formação em Direito e estar preparado para o mercado de trabalho, clique aqui.
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA