Saiba o que informar em um boletim de ocorrência de uma pessoa desaparecida
Alguns dados sobre o desaparecido são fundamentais para o boletim de ocorrência. Veja o que é preciso ter no documento e quem procurar.
Ter um familiar ou amigo desaparecido é uma das piores experiências de vida que o ser humano pode enfrentar. Uma das formas que pode ajudar a aliviar a angústia de não saber do paradeiro da pessoa sumida é recorrer ao trabalho de buscas das autoridades.
Em todo o Brasil, por lei, delegacias de Polícia Civil têm o dever de registrar o boletim de ocorrência sobre alguém desaparecido. Esse documento oficial é a escritura do caso e contém informações fundamentais que ajudarão na procura de uma pessoa sumida.
VEJA MAIS
Durante o registro do caso, é essencial fornecer a maior quantidade de informações possíveis. Abaixo, saiba quais dados informar às autoridades:
- Características físicas (altura, cor de cabelo, cor dos olhos...);
- Cicatrizes, marcas de nascença, tatuagens, piercings, pintas visíveis, próteses, etc.;
- Roupas e pertences pessoais usados na última vez em que foi visto (a);
- Dados do aparelho celular;
- Contexto do desaparecimento: para onde a pessoa estava indo, com quem ela estava, etc.;
Você tem o direito de receber o atendimento digno e respeitoso por parte de todos os funcionários de qualquer delegacia policial, que devem estar identificados. Ademais, você também tem direito a ter uma cópia do B.O e número de procedimento da investigação.
*(Gabriel Bentes, estagiário de jornalismo, sob supervisão da editora web de OLiberal.com Vanessa Pinheiro)
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA