Dança dos Famosos traz o tecnobrega pela primeira vez, com Rolon Ho orientando elenco
Ao lado da dançarina e coreógrafa, Thais Sousa, dupla foi chamada como especialistas do ritmo para dar orientações as duplas que estão da disputa de 2024
O campeão da Dança dos Famosos 2023 está de volta ao quadro do Domingão com Huck, da TV Globo. Rolon Ho volta para ser o consultor das duplas, tudo porque pela primeira vez na história das mais de 20 edições teremos a estreia do tecnobrega neste domingo (12).
“Fui chamado pela direção aqui do programa, junto com a Thais Sousa, que está aqui na Globo também, a gente está aqui no camarim, esperando para começar os ensaios.
Chamaram a gente para uma espécie do que eles chamam de especialista, especialista do estilo. Pela primeira na Globo, a gente vai ter o Tecnobrega, o treme, o sal, presente no Domingão com o Huck. A gente está muito feliz de fazer parte desse processo, ajudando na montagem coreográfica dos famosos junto com os professores, trazendo de fato a música e a dança paraense. É óbvio que eles não têm contato com a nossa dança, não tem contato com a nossa música. Como são apenas quatro ensaios para fazer o show, não vai ser o raiz, o tecnobrega que a gente está acostumado a ver, mas é claro que vai ser muito bonito de assistir, se aplaudir e de comemorar também que a gente está ganhando esse espaço maravilhoso na Globo”, disse Rolon Ho.
O coreógrafo, que ganhou ao lado de Priscila Fantin a disputa de 2023, é um grande precursor dos ritmos do Pará. Inclusive, no ano que ele participou da Dança dos Famosos, ele foi para repescagem e voltou para a disputa após dançar o Calypso, ritmo tipicamente paraense e que acompanhou Rolon Ho durante toda a sua trajetória profissional.
Assim como ele, Thais também é dançarina e coreógrafa, juntos eles comandam a Cia Cabanos, companhia de dança presente em vários bairros de Belém. Além disso, os dois têm um projeto juntos nas redes sociais que mostra ritmos paraenses em pontos turísticos do Estado.
A dupla contou ainda como está sendo feito esse trabalho como “especialista” do ritmo na Dança dos Famosos. “Primeiro eles trazem uma coreografia depois que é dado a música pra eles, onde os professores individualmente pesquisam, assistem vídeos na internet. Eles trazem a proposta coreográfica. Quando chega aqui tem uma equipe de pessoas que são responsáveis por fazer esse show acontecer e é como se a gente estivesse fazendo parte dessa equipe. A gente diz: ‘Olha, isso aqui encaixa, não, isso aqui não é tão legal para o tecnobrega, para o nosso estilo’. E vamos fazer esse ajuste junto com essa equipe inteira para conseguir chegar nesse processo final. E além disso, levar um pouco desse corporal, entender um pouco mais o que a gente paraense gostaria de ver, mesmo que não seja em um corpo totalmente raiz, mas o que que se aproxima da nossa cultura”, explica Thais.
Eles também explicaram como o ritmo vai ser visto no programa, já que as vezes o público não entende ao certo o tipo de coreografia que é mostrado durante a exibição. Rolon Ho destaca que existem formas de mostrar um ritmo para o público: “A dança que a gente vai para festa e dança, é uma dança social, que a gente dança no aniversário, em um casamento, festa ou no baile. Ela não pode fazer movimentos soltos, coreografia, movimentos acrobáticos, por quê? Pode machucar as pessoas que estão em volta. Mas quando essa dança vai para cima de um palco, é necessário ter de fato algo mais artístico, uma movimentação mais coreografada, uma pegada que a gente chama que são os passos aéreos. Isso tudo vai trazer mais potência para performance do dançarino”.
Como o tecnobrega é um ritmo que se dança em dupla e pede por uma coreografia a dois, por isso a importância da Thais participar de todo esse processo como especialista. “Se a gente for fazer uma análise sobre o tecnobrega, o ponto chave dessa dança é a mulher, é a conduzida, como a gente fala. Então assim, ter a Thaís aqui dá mais corporeidade para essa dança. A importância dela está sendo surreal, porque tem coisas que ela faz como mulher dançando, com o corpo dela, que eu não consigo compreender. A Taís consegue passar para as famosas coisas muito mais assertivas sobre braço, movimentação dos quadris, no qual eu não tenho domínio”, explicou.
A importância da presença da Thais para repassar esses movimentos e demonstrar para o elenco feminino da dança dos Famosos irá fazer diferença durante a apresentação. O repertório coreográfico da dançarina já é conhecido pelos seus seguidores, mas agora vai ser disseminado para o público da TV Globo.
“Como a gente trabalha mais esse lado artístico, trazer essa sensualidade mesmo com agilidade, é a parte mais difícil. Geralmente quando tem o sensual é algo mais lento. E o paraense não, ele traz a sensualidade com a agilidade e uma energia, bate cabelo, é tudo junto. Levar essa movimentação mais acentuada, os braços, o cabelo e o posicionamento, isso faz muita diferença. Eu estou muito feliz de estar aqui”, explica a coreógrafa e professora.
Sem dar spoiler, a dupla adiantou que o repertório escolhido para compor as coreografias das duplas faz muito sentido para os paraenses, que inclusive vão contagiar quem estiver em casa.
“Estou muito feliz de estar presenciando isso, fazendo parte dessa história e dizendo para todo mundo sobre a necessidade de ligar a telinha e ver o nosso tecnobrega, porque foi assim que aconteceu ano passado e está se repetindo esse ano. Espero que todo mundo possa ligar a televisão em casa, uma, duas ou três, quantas tiver. É super importante a gente conseguir mais um pico de audiência!”, convoca Rolon Ho.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA