MENU

BUSCA

Trisal em V, quadrado e N: conheça os tipos de relações não monogâmicas

O recente caso das irmãs casadas com o mesmo homem em Manaus gerou curiosidade e debates sobre os diversos tipos de trisal

Hannah Franco

Com a crescente discussão sobre relacionamentos não monogâmicos, o termo "trisal" tem se popularizado cada vez mais. Recentemente, a história de duas irmãs casadas com o mesmo homem gerou bastante polêmica nas redes sociais. O caso trouxe ainda mais visibilidade a esse tipo de relação, gerando curiosidade sobre as diversas formas de configuração de um trisal.

No caso que viralizou, o relacionamento é classificado como um "trisal em V", onde o marido, Marcelo, mantém relações individuais com as irmãs Ananda e Deica, que por sua vez não possuem um vínculo amoroso entre si. Os trisais podem assumir diversas formas, com regras e dinâmicas únicas para cada relação. Conheça os tipos de trisal e o que cada um significa:

VEJA MAIS

Pesquisa revela que mulheres estão mais propensas à prática do relacionamento aberto que homens
Dados também revelaram que 26% das mulheres entrevistadas afirmaram estar em um relacionamento aberto

Relacionamento aberto pode ser solução para crise sexual em casamentos, diz pesquisa
Segundo o levantamento, a não-monogamia proporciona uma variedade sexual para quem está casado

Tipos de Trisal

Trisal em V

No formato "V", um dos membros mantém um relacionamento com os outros dois, mas estes dois não têm relação entre si. Nesse caso, o vértice do V é chamado de pivô e as extremidades são conhecidas como braços.

É como se o relacionamento fosse dividido em dois braços, onde cada um dos parceiros do pivô tem um relacionamento individualizado com ele. Este formato é comum quando os poliamoristas são heterossexuais. As pessoas que não têm contato amoroso podem ser monogâmicas. É o caso de Ananda, Deica e Marcelo. Marcelo é o pivô, enquanto as irmãs Ananda e Deica, os braços, não têm relações amorosas entre si.

Trisal em triângulo

No formato "triângulo", as três pessoas envolvidas têm uma relação amorosa entre si. Todos os membros mantêm afetividade e vínculos românticos uns com os outros, formando um verdadeiro triângulo amoroso.

Trisal em T

O trisal em "T" é quando um casal ou dupla, que já tem uma relação estabelecida mais próxima, mantém um relacionamento com uma terceira pessoa que se relaciona com eles, mas sem um vínculo tão estreito.

Este formato é, por vezes, utilizado mais para situações de ménage à trois do que para uma relação poliamorosa contínua.

Relacionamento aberto: quais os critérios e as celebridades adeptas ao amor livre
Nesta semana o ator Igor Rickli e a cantora Aline Wirley afirmaram viver um romance aberto. Mas você sabe como funciona? Veja quais são os critérios e as celebridades que já viveram um relacionamento não-monogâmico

Trisal em quadrado

O trisal em "quadrado" expande a configuração para incluir quatro pessoas que estão envolvidas sexual e afetivamente. Cada pessoa pode ter uma relação amorosa com as outras três, criando um relacionamento mais complexo, com um conjunto de vínculos.

Trisal em N

Neste formato, há dois casais diferentes que se inter-relacionam de maneira específica. Cada casal é composto por um homem e uma mulher, e as mulheres mantêm um relacionamento amoroso entre si, formando a base do "N".

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com)

Curiosidades