MENU

BUSCA

Saiba o que é tabuleiro Ouija, 'jogo do além' que Silvio Santos comprou antes de morrer

Objeto adquirido por Silvio Santos permite a suposta comunicação com espíritos

Hannah Franco

Após descobrir as facilidades das compras online, Silvio Santos fez uma aquisição bastante inusitada em seus últimos anos de vida: um tabuleiro Ouija. A revelação foi feita por seu neto, Tiago Abravanel, em uma entrevista ao programa Fantástico. O empresário e apresentador faleceu no último sábado (17), aos 93 anos.


O tabuleiro Ouija, adquirido por Silvio, tem um objetivo intrigante: permitir a comunicação com espíritos. Popular há mais de um século, o jogo continua a despertar a curiosidade de muitas pessoas ao redor do mundo. “Ele comprava as coisas mais inusitadas [na internet]”, revelou Tiago. "Aquele tabuleiro que tem as letras assim [Ouija] e conversa com o copo, sabe? Meio místico", completou o neto, ao explicar a última aquisição do avô.

VEJA MAIS

Estudantes vão parar no hospital após brincadeira que promete falar com espíritos; entenda
As estudantes experimentaram ataques de ansiedade, desmaios e outros sintomas ao tentarem se comunicar com espíritos

Alunos são encontrados desmaiados após brincarem com jogo de invocar espíritos; entenda
Segundo o prefeito da cidade, as crianças foram encontradas desmaiadas e com falta de ar

O que é o tabuleiro Ouija?

O tabuleiro Ouija é um jogo que consiste em uma superfície plana, geralmente feita de madeira ou papelão, coberta com letras do alfabeto, números de 0 a 9, e as palavras “sim”, “não” e “adeus”. Os participantes colocam os dedos sobre um indicador, como um copo ou outro objeto, que supostamente se move para responder perguntas feitas aos espíritos.

Criado no final do século XIX, o tabuleiro foi desenvolvido para capitalizar na moda de contatar os mortos e prometia "comunicação com espíritos". Embora seja apenas uma ferramenta, espiritualistas acreditam que ele facilita o contato com o mundo espiritual.

História e popularidade

A história do tabuleiro Ouija remonta ao século XIX, com as Irmãs Fox, médiuns populares que foram pioneiras no movimento espiritualista. Elas usavam métodos para se comunicar com os chamados espíritos, o que incluiu a leitura do alfabeto em voz alta, aguardando uma batida em resposta para soletrar palavras. A popularidade do método cresceu e, em 1890, o tabuleiro Ouija foi desenvolvido, tornando-se um sucesso instantâneo.

No Brasil, a prática ganhou popularidade entre as crianças e adolescentes como uma brincadeira misteriosa, com nomes como “brincadeira do copo”, “jogo do copo” e “brincadeira do compasso”. Mesmo após mais de um século de sua criação, o tabuleiro Ouija continua a ser uma atividade popular, carregada de misticismo e histórias que fascinam até hoje.

Como funciona o tabuleiro Ouija?

Para que o jogo funcione, todos os participantes devem colocar as mãos no ponteiro de madeira (ou prancheta) e pedir a qualquer “espírito” presente que responda às suas perguntas movendo a prancheta ao redor do tabuleiro para soletrar a resposta. Geralmente, é recomendado jogar em dupla, mas quanto mais pessoas no grupo, mais intensa pode ser a experiência. No entanto, uma das principais orientações dos adeptos é nunca jogar sozinho ou em um cemitério.

Apesar do misticismo em torno do tabuleiro, existe uma explicação científica para o movimento que ocorre durante o jogo. É o chamado efeito ideomotor, que é a influência da sugestão sobre comportamentos motores involuntários. Ou seja, o movimento do ponteiro pode ser resultado das expectativas e crenças dos participantes, em vez de uma comunicação real com espíritos.

*(Hannah Franco, estagiária de jornalismo, sob supervisão de Felipe Saraiva, editora web de OLiberal.com)

Curiosidades