Humanidade poderá ser extinta em função das mudanças climáticas; entenda
Supercomputador conseguiu prever que questões climáticas deixariam a Terra inabitável
Um estudo publicado na revista Nature Geoscience revela que a humanidade poderá ser extinta se as mudanças climáticas continuarem. A pesquisa, feita por meio de uma simulação em um supercomputador, utilizou dados atuais sobre o clima, química oceânica, placas tectônicas e biologia do planeta, e previu que a Terra pode ser inabitável em até 250 milhões de anos.
De acordo com a simulação, o aumento progressivo dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera, combinado com o aquecimento solar, poderá tornar a Terra inóspita, que passará a apresentar níveis que tornariam impossível a sobrevivência humana.
Quais condições deixarão a Terra inabitável?
O supercomputador chegou a conclusão de que as temperaturas médias do planeta chegariam a 50 graus Celsius, além de níveis elevados de umidade, o que dificultariam a agricultura e reduziriam drasticamente as fontes de água e alimento.
Soluções estudadas por cientistas
Atualmente, os cientistas continuam buscando soluções para os efeitos das mudanças climáticas. Uma das ideias estudadas é o envio de bolhas ao espaço para bloquear a radiação solar.
Por mais que 250 milhões de anos seja um tempo inimaginável, as consequências de anos de exploração do planeta já começam a ser vistas. O Rio Grande do Sul, por exemplo, passou nesta última semana pelo que está sendo considerado o pior desastre natural da história da região.
*Carolina Mota, estagiária sob supervisão de Tainá Cavalcante, editora web de OLiberal.com