Halloween: saiba onde surgiu o Dia das Bruxas

Celebrado no dia 31 de outubro, o Halloween é uma data comemorativa, principalmente nos Estados Unidos, onde crianças vão as ruas para pedir doces; entretanto, a sua origem remete a um festival celta, que marca a chegada do inverno

Gabriel Mansur

O Halloween, ou Dia das Bruxas, é uma data comemorativa, celebrada no dia 31 de outubro, principalmente nos Estados Unidos. O dia ganhou popularidade no mundo inteiro, mesmo que em menor escala. No Brasil, o período é utilizado principalmente como tema para festas e eventos. Diferente do carnaval, as fantasias de Halloween costumam remeter ao terror, sendo utilizadas bruxas, demônios, vampiros, entre outros.

VEJA MAIS

image Comerciantes esperam aumento de vendas para o Halloween
Lojas de Belém apostam na venda de produtos temáticos para o Dia das Bruxas

image Fantasias para o Halloween com acessórios e peças do cotidiano
Shopping Pátio Belém possui um mix de lojas para montar o look completo sem gastar muito

image Paraenses marcam presença em festa de Halloween em São Paulo
Jonas Amador e Jessica Marques foram convidados para o maior evento de fantasia do país

Nesta época do ano, lanternas feitas de abóboras decoram as casas e doces são distribuídos para as crianças, que batem de porta em porta, em uma tradição semelhante ao Dia de São Cosme e Damião, no Brasil. A única diferença é que, caso os moradores não tenham doces para as crianças, podem estar sujeitos a sofrer as mais diversas travessuras.

Onde surgiu o Halloween?

Acredita-se que o Halloween seja uma herança de antigos festivais celtas, conhecidos como Samhain. Estas celebrações marcavam a chegada do inverno, época em que este povo acreditava ser o momento de aproximação entre o mundo físico e o mundo dos mortos

No início do inverno, os mortos voltariam para visitar suas casas e as assombrações amaldiçoavam a agricultura e os animais, acreditavam os celtas. Símbolos utilizados por essas populações, com o objetivo de afastar maus espíritos, foram incorporados pela data comemorativa. 

Apesar de ser uma celebração pagã, o Halloween recebeu esse nome após sua cristianização, realizada pela Igreja Católica. O seu nome faz referência a véspera do Dia de Todos os Santos, comemorado no dia 1 de novembro.

(Estagiário Gabriel Mansur, sob supervisão do editor executivo de OLiberal.com, Carlos Fellip)

Entre no nosso grupo de notícias no WhatsApp e Telegram 📱
Curiosidades
.
Ícone cancelar

Desculpe pela interrupção. Detectamos que você possui um bloqueador de anúncios ativo!

Oferecemos notícia e informação de graça, mas produzir conteúdo de qualidade não é.

Os anúncios são uma forma de garantir a receita do portal e o pagamento dos profissionais envolvidos.

Por favor, desative ou remova o bloqueador de anúncios do seu navegador para continuar sua navegação sem interrupções. Obrigado!