Sofrendo com dor de garganta? Veja a oração de São Brás e conheça o santo protetor
A benção sobre a garganta dos fiéis é realizada anualmente, no dia 6 de fevereiro, nas igrejas católicas do mundo inteiro
Para os católicos, São Brás é considerado um exemplo de santidade por ter sido um homem de oração, muito corajoso e pastor das almas. Hoje, o santo também é lembrado pela “Benção da Garganta de São Brás”, procurada por pessoas que possuem problemas nessa região do pescoço e ministrada anualmente em diversas igrejas no dia 6 de fevereiro, data da memória de São Brás.
Quem foi São Brás?
São Brás foi um médico do século III que, durante os anos de medicina, entrou em crise existencial porque não se sentia totalmente realizado em sua profissão. Ele era um excelente médico e prestava diversos serviços à sociedade, porém ainda não se sentia preenchido. Até que um dia, ele viveu uma experiência forte com Deus e, foi então, que o santo descobriu que era Ele que faltava em sua vida, já que a sua busca por Jesus Cristo estava diretamente ligada ao seu profissional.
Nos tempos em que o santo viveu, os cristãos já eram bastante perseguidos para serem torturados e mortos pelas mãos de pagãos. Então, no ano 316, às ordens do imperador Licínio, São Brás também foi capturado e morto naquela época, mas deixou um testemunho corajoso de fé, porque aceitou entregar a sua única vida a Cristo.
VEJA MAIS
A História do Milagre
A devoção a São Braz iniciou quando uma mãe encontrava-se aflita porque o seu filho estava agonizando com uma espinha de peixe atravessada na garganta. Desesperada, a mãe se jogou aos pés do santo, pedindo, assim, para socorrer o menino. Logo após a súplica, São Brás rezou, fez o sinal da cruz sobre ele e, de modo milagroso, o filho daquela mulher se levantou totalmente curado.
Posteriormente a esse episódio, a “Benção da Garganta de São Brás” é feita todos os anos nas igrejas do mundo inteiro com a imposição de duas velas cruzadas sobre a garganta dos fiéis. Assim também, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, costuma-se realizar essa súplica: “São Brás” ou “São Brás te proteja”.
Oração a São Brás
Ó glorioso São Brás, que restituístes, com uma breve oração, a perfeita saúde de um menino que, por uma espinha de peixe atravessada na garganta, estava prestes a expirar! Obtende para nós todos a graça de experimentarmos a eficácia do vosso patrocínio em todos os males da garganta. Conservai a nossa garganta sã e perfeita, para que possamos falar corretamente e, assim, proclamar e cantar os louvores de Deus. Amém.
(Victoria Rodrigues, estagiária de Jornalismo, sob a supervisão de Vanessa Pinheiro, editora web em Oliberal.com)