Dá pra emagrecer comendo farofa todo dia? Veja se é possível
Feita tradicionalmente com farinha de mandioca, pode levar ingredientes como manteiga, bacon, ovos e temperos variados

A farofa é um dos acompanhamentos mais queridos da culinária brasileira. Feita tradicionalmente com farinha de mandioca, pode levar ingredientes como manteiga, bacon, ovos e temperos variados. Mas será que é possível incluir farofa na dieta e ainda assim emagrecer?
Qual o valor nutricional da farofa?
O valor calórico da farofa pode variar bastante dependendo dos ingredientes utilizados no preparo. Em média, 100 gramas de farofa tradicional contêm:
- Calorias: 400 kcal
- Carboidratos: 60g
- Proteínas: 5g
- Gorduras: 15g
- Fibras: 5g
A farinha de mandioca, principal ingrediente da farofa, é rica em carboidratos e fibras, que contribuem para a saciedade. No entanto, quando preparada com excesso de gordura e ingredientes calóricos, pode se tornar um grande vilão para quem busca perder peso.
VEJA MAIS
Como incluir a farofa na dieta e torná-la menos calórica?
Segundo a nutricionista Simone Brito, é possível emagrecer comendo farofa, desde que seu consumo seja equilibrado e a receita, seja adaptada para versões mais saudáveis. "O segredo está na moderação e no equilíbrio nutricional do prato como um todo. Se você ama farofa, basta fazer as escolhas certas para continuar aproveitando esse sabor sem comprometer seus objetivos de saúde e emagrecimento. A dica para deixá-la menos calórica é substituir a manteiga por azeite de oliva, usar vegetais e reduzir o uso de bacon e embutidos”, explica.
Palavras-chave
COMPARTILHE ESSA NOTÍCIA